Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

“Grandes oportunidades para grandes empreendedoras”: LIDE Mulher promove investimento estrangeiro em Moçamb ique

Uma conferência, dedicada a “Gerar negócios em Moçambique – grandes oportunidades para grandes empreendedoras”, vai ter lugar em Lisboa, nesta terça-feira, com o objectivo de promover os negócios portugueses em Moçambique e destacar as oportunidades e vantagens de investir no nosso País.

Ana Paula Figueiredo, advogada e empresária moçambicana, e presidente do LIDE Mulher Moçambique (actualmente em formação), será a convidada de honra no evento, que contará também com a presença de Jacob Nyambir, Embaixador de Moçambique em Portugal.

“Pretendemos debater alguns dos erros mais comuns dos empresários portugueses em Moçambique, isto porque, sendo de facto um país de oportunidades, Moçambique não é o «el dorado», que por vezes se possa erradamente imaginar e que actualmente se vende. Salvo raríssimas excepções, os empresários portugueses que não levem um projecto estruturado, com parceiros locais e de médio/longo prazo, dificilmente terão sucesso, ou seja, os projectos aventureiros, em que se avança sozinho e para o lucro imediato, estão condenados ao fracasso, e isso cria dificuldades no relacionamento», explica Ana Paula.

Por outro lado, acrescenta: “A língua comum, sendo um «facilitador», quando há de facto um projecto bem pensado e com apoio de parceiros locais, é um «complicador», se tal não se verifica. Tal como no Brasil ou em Angola, não é apenas por se falar português que automaticamente um projecto de investidores portugueses terá sucesso nestes países, é necessário apostar em projectos estruturados e em parceiros locais”.

No programa “10/12” da RTP Informação, Ana Paula Figueiredo destacou as potencialidades de Moçambique, que pode servir de porta de entrada para um mercado consumidor de 250 milhões, o da SADC. Além disso destacou o papel da mulher moçambicana na economia, explicando que o mercado informal é dominado pela mulher, e que existem em Moçambique um grande número de mulheres empresárias e muitas mulheres de sucesso. Deu exemplos desta importância da mulher, que se verifica também na política, nos últimos anos, em pontos-chave como a justiça, finanças e recursos minerais.

Por sua vez, Miguel Henrique, presidente executivo do LIDE Portugal refere que “no LIDE percebemos a importância que tem para o tecido empresarial explorar novos e promissores mercados, pelo que temos desenvolvido esforços para implementar o LIDE também em Moçambique, que será finalmente apresentado em Agosto”.

O LIDE é uma rede de “lobbying” e “networking” empresarial de origem brasileira, que reúne personalidades do mundo empresarial. Tem por objectivo incentivar e promover relações empresariais entre os países onde o LIDE está presente; discutir temas económicos e políticos de interesse nacional; fortalecer os princípios de boa governação e a aplicação de princípios éticos na gestão dos sectores público e privado; promover, actualizar e aperfeiçoar o conhecimento empresarial e estimular a responsabilidade social e o respeito pelo meio ambiente nas empresas e organizações.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 12 de Junho de 2012 by in cooperação, empresas.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos