A internet em África sempre foi vista como limitada pela taxa de penetração e baixa velocidade relativamente a outros países do mundo. Um estudo feito pela Net Index veio reafirmar esta tese, dado que o país africano com maior velocidade de internet encontra-se em 77º lugar na lista mundial que abrange 174 países.
O estudo tem como base milhões de resultados de testes da Speedtest.net, que compara e classifica as velocidades de download de consumo à volta do mundo. Segundo a Net Index, o valor é a taxa média de velocidade em Mbps (megabits por segundo) durante os últimos 30 dias em que a distância média entre o cliente e o servidor é inferior a 500 quilómetros.
Enquanto que a taxa de velocidade a nível mundial é de 10,26 Mbps, em África a taxa é bem inferior a este valor.
1. Gana
Ocupa o 77º lugar da lista mundial e está em primeiro lugar na lista africana com uma velocidade de download média de 4,78 Mbps.
2. Zimbabwe
Na lista global, ocupa o 80º lugar e na africana o segundo com uma velocidade de download de 4,65 Mbps.
3. Quénia
O terceiro lugar da lista africana corresponde ao 84º da lista mundial e é ocupado pelo Quénia, cujas velocidades de download são de 4.46 Mbps.
4. Líbia
Ocupando o quarto lugar do índice africano e o 86º global, a velocidade média de download da Líbia é de 4,27 Mbps.
5. Madagáscar
A ilha africana conseguiu posicionar-se acima da África do Sul e da Nigéria, com uma velocidade de 4,25 Mbps. Em quinto lugar na lista africana é o número 87 do índice global.
6. África do Sul
Muitos consideram que a África do Sul está na vanguarda das velocidades da internet no continente, contudo, os dados têm mostrado o contrário. A nível da escala global, o país encontra-se na 114ª posição e em 6º no ranking africano.
7. Marrocos
Tanto na lista africana como na global, Marrocos encontra-se em ambas numa posição abaixo da África do Sul, estando respectivamente na 7ª e no 115º posição com uma média de download de internet de 2,84 Mbps.
8. Nigéria
A Nigéria ocupa o 8º lugar no top africano e o 130º no mundial, com 2,41 Mbps.
9. Ruanda
Ruanda encontra-se apenas dois lugares abaixo da Nigéria no índice global e 9º lugar no africano com 2,15 Mbps.
10. Moçambique
Moçambique encontra-se em décimo lugar no top africano e em 140º no índice global. Maputo conseguiu manter velocidades de 2.13 Mbps, no entanto ainda está abaixo do ISP superior no país.