Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Moçambique supera média do continente no comércio intra-africano

Moçambique está em vantagem no que diz respeito ao comércio intra-africano, chegando a superar aquilo que é a média do continente.

Segundo o Ministro da Indústria e Comércio, Armando Inroga, actualmente, Moçambique está com uma média estimada em cerca de 12 %, contra sete que é a media do conjunto dos países africanos.

Actualmente, o comércio intra-africano é frágil, por se situar abaixo de 10 % em relação ao que África vende fora do continente. De modo a inverter este cenário, a União Africana decidiu escolher para a 19ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da UA o lema: “Impulsionar o Comércio Intra-Africano”, tendo em vista a apelar os africanos a aumentarem as suas trocas comerciais entre si.

Moçambique, apesar da sua vulnerabilidade em termos de desenvolvimento económico, tem conseguido vender mais produtos e serviços dentro do continente, concorrendo para este desempenho positivo a energia de Cahora Bassa, as linhas-férreas e os portos, essencialmente.

«Ao nível das trocas comerciais em África, Moçambique tem uma vantagem, porque é fornecedor de energia para alguns países africanos, e tem portos e caminhos-de-ferro que têm permitido ser uma alavanca para o desenvolvimento para os países do interlan», disse Inroga.

Armando Inroga explicou ainda que em termos de resultados das trocas comerciais formais e informais, Moçambique está melhor que muitos países do continente. «Moçambique está com trocas comerciais, incluindo serviços, acima de 12 %. Só em energia, transporte e portos já estamos acima de 8.5 %. Isto tem influência no crescimento do país», acrescentou.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 18 de Julho de 2012 by in Uncategorized.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos