Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Empresários discutem aspectos ligados à agricultura

Representantes de associações e empresas privadas, ligadas ao sector agrícola e entidades do Governo, reuniram-se em Maputo para discutir os problemas que afectam a actividade no país.

No encontro, organizado pela Confederação das Associações Económicas – CTA – esteve em discussão, vários aspectos entre os quais a implementação dos instrumentos que regem o sector, nomeadamente o IVA na agricultura, a taxa rodoviária para as exportações e o Diploma Ministerial nº 13/2005 (gasóleo para a agricultura), que garante certas vantagens aos agricultores na aquisição do combustível.

O presidente da área de Agro-Negócios da CTA, João Jeque, afirmou que o evento visa identificar oportunidades, de modo a que o desenvolvimento registado no sector agrícola em algumas regiões comece a criar valor acrescentado e a ganhar mais competitividade.

Participaram no evento, representantes de associações de camponeses de alguns distritos da província de Gaza, nomeadamente Guijá e Chókwè, e da província de Maputo, Moamba e Boane.

Samuel Chissico, presidente da Federação Nacional da Agricultura, disse na ocasião que «este diálogo contribui para a remoção de algumas barreiras, o que poderá permitir que a actividade desempenhe o seu papel como força motriz do desenvolvimento socioeconómico de Moçambique».

Trata-se da primeira reunião do Pelouro de Agro-Negócios da CTA, que juntou agricultores da região sul do país, estando prevista a realização de encontros semelhantes também nas zonas centro e norte do país e a elaboração de um plano de acção para o desenvolvimento do sector da agricultura.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 19 de Julho de 2012 by in Uncategorized.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos