A empresa Montepuez Ruby Mining, Lda., uma parceria entre a multinacional britânica Gemfields plc. (com uma participação de 75 por cento) e empresários moçambicanos (25 por cento) deverá iniciar a produção de rubi em finais de Novembro próximo. A garantia foi dada a uma delegação moçambicana composta por jornalistas, quadros do Ministério dos Recursos Minerais e da empresa Montepuez Ruby Mining, Lda., que desde segunda-feira está a visitar a região mineira de Kitwe, na Zâmbia.
A Montepuez Ruby Mining, Lda. está instalada na vila de Namanhumbire, no distrito de Montepuez, em Cabo Delgado, empregando presentemente cerca de 200 trabalhadores, número que poderá ascender a 500 já na fase de plena produção. Este número exclui os empregos que resultarão do fornecimento de serviços ao empreendimento pelas
populações circunvizinhas.
Considerada a segunda pedra mais dura depois do diamante, o rubi é basicamente usado na fabricação de objectos de adorno, bem como na indústria militar, principalmente, na produção de pontas de mísseis.
Acredita-se que a região de Montepuez, possa albergar neste momento, o maior depósito mundial de rubis.
Até ao momento, aquela empresa já investiu pouco mais de cinco milhões de dólares norte-americanos e o objectivo é que nos próximos cinco anos sejam aplicados 25 milhões.