A Vodacom Moçambique vai investir na extensão da sua rede e através de soluções tecnológicas chegar à província de Cabo Delgado e à cidade de Pemba, em particular.
Este investimento vai contribuir para o aumento da capacidade e melhoramento da qualidade das comunicações nesta região.
Segundo um comunicado de imprensa recebido ontem na nossa Redacção, a operadora está a investir num plano de expansão de rede que irá de Namapa até Pemba, devendo posteriormente estender-se para o Sul até Mecufi.
Estima-se que este projecto esteja concluído até Janeiro, sendo que o mesmo implica a instalação de uma infraestrutura de rede de microondas própria, em vários pontos de Cabo Delgado, para além de melhorar a qualidade dos serviços 2G e 3G.
Através deste investimento, a Vodacom aumentará a qualidade dos serviços oferecidos nesta região, permitindo que estes não dependam de infra-estrutura de terceiros, como tem acontecido até então.
Tal dependência, segundo a empresa, tem-se traduzido em falhas e cortes sistemáticos na transmissão do sinal. É neste contexto que a operadora está a criar condições para que os clientes acedam a um serviço confinável e de qualidade, garantindo uma velocidade de transferência de dados muito superior.
Com este investimento, a operadora espera responder aos desafios que se impõem à província de Cabo Delgado a nível das comunicações, tendo em conta os grandes investimentos empresariais que estão a ser feitos nesta província.
De acrescentar que, desde Abril, a Vodacom instalou mais de 40 novos sítios nas províncias de Nampula, e Cabo Delgado, comprovando a aposta na região norte do país. Este projecto, que congrega um investimento financeiro avultado, irá também contribuir para gerar emprego na região.