Moçambique poderá arrecadar cerca de 68 milhões de dólares norte-americanos até finais deste ano, resultantes das exportações de pescado, que incluem camarão, lagosta, lagostim, caranguejo, gamba, kapenta e várias outras espécies de marisco.
Segundo o vice-ministro das Pescas, Gabriel Muthise, acresce ainda, mais de 150 milhões de meticais (cerca de 5,4 milhões de dólares ao câmbio actual) para a atribuição de vários tipos de licenças de pesca.
Em relação às receitas da actividade pesqueira, Muthisse referiu que o país arrecadou 59 milhões de dólares de recursos pesqueiros em 2010, 78 milhões de dólares em 2011 e que o plano de 2012 prevê uma receita de 68 milhões de dólares. Sobre a queda do volume de receitas para este ano, o vice-ministro explicou que a mesma deve-se à flutuação de preços no mercado internacional.
Fazendo uma avaliação do primeiro semestre, Mutisse sublinha que o sector das Pescas já arrecadou cerca de 21 milhões de dólares correspondentes a uma avaliação preliminar do desempenho do sector das pescas. «Portanto, estes são valores preliminares, dos quais 11 milhões de dólares são das exportações de camarão», acrescenta o titular da pasta das Pescas. Aliás, Moçambique exportou cerca de 12 mil toneladas de produtos pesqueiros em 2010, das quais 5.083 toneladas de camarão.