A Cimentos de Moçambique, do grupo Cimpor, está a investir 14 milhões de euros numa nova unidade de produção no centro de Moçambique, para duplicar a produção na região para 790 mil toneladas, informou fonte da empresa.
Segundo o diário "Notícias", de Maputo, que cita uma fonte da fábrica na Beira, a empresa vai instalar um novo moinho em Dondo, com capacidade para produzir 475 mil toneladas/ano. Com a nova estrutura, a Cimentos de Moçambique vai passar a gerar 790 mil toneladas, a partir de 2013, dado que a fábrica de Dondo já produz 315 mil toneladas.
No âmbito do projecto de expansão da capacidade de produção, foi concluído, na segunda-feira, o descarregamento do primeiro navio de equipamentos mecânicos e eléctricos para a fábrica.
O aumento da capacidade de produção da fábrica enquadra-se na estratégia de modernização e expansão das unidades de produção da Cimentos de Moçambique. Nessa perspetiva, a cimenteira instalou um novo moinho na fábrica da Matola, com capacidade para 600 mil toneladas por ano e comprou a Cimentos de Nacala.