O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP) na província de Inhambane está a registar uma solicitação crescente de cursos profissionalizantes nos últimos tempos, sobretudo os relacionados com as tecnologias de informação e comunicação.
Também existe um interesse crescente e massivo de candidatos aos empregos de pedreiro, carpinteiro, canalizador, serralharia mecânica, electricidade e de moda (corte e costura).
Os Centros de Formação Profissional de Inhambane e da Maxixe são os que mais solicitações conhecem por parte dos inscritos, maioritariamente jovens e mulheres, o que obriga a instituição a adaptar-se ao fenómeno criando mais oportunidades de formação.
Na Maxixe, um total de 138 candidatos, maioritariamente jovens, acabam de terminar um curso de Informática. O mesmo aconteceu recentemente na cidade de Inhambane, onde outros 151 foram graduados na mesma especialidade.
A maior procura desta especialidade coloca-se com a resposta satisfatória ou imediata que os graduados encontram no mercado de trabalho local, incluindo em outros pontos da província de Inhambane, originada pelas reformas e modernização tecnológica de muitos serviços, tanto no sector público como no privado ou associativo.