Representantes da Federação dos Empregadores e Câmara do Comércio da Swazilândia reuniram-se, sexta-feira, 3 de Agosto, em Maputo, com o sector privado moçambicano, para trocar experiências e busca oportunidades de negócios para para ambos países.
Durante o encontro, que visava igualmente o estabelecimento de relações institucionais entre a CTA-Confederação das Associações Económicas de Moçambique e a Federation of Swaziland Employers and Chamber of Commerce, foi assinado um memorando de entendimento, de modo criar uma aproximação entre os empresários dos dois países vizinhos.
A-propósito do encontro, o vice-presidente da CTA, Prakash Prehdal, expressou-se nos seguintes termos: “É preciso que tenhamos esta relação, de modo a criarmos condições para facilitar, gerir e promover missões empresariais entre os dois lados”.
Conforme apurámos, os empresários swázis tencionam investir em vários áreas, com particular destaque o sector agrícola.
“A Swazilândia tem registado um crescimento em relação à produção de cana-de-açúcar, pelo que pretendemos passar essa experiência a Moçambique, e ainda investir no sector de agro-negócios” – disse Zodwa Mabuza, representante da Federação dos Empregadores da Cámara do Comércio Suázi.
De referir que empresários daquele país vizinho também estão interessados em investir, em Moçambique, nos sectores de criação de gado, desenvolvimento de infra-estruturas, minerais, bem como na área de serviços.