A operar no sector de carvão em Moçambique, a Rio Tinto Coal Mozambique prevê investir ainda este ano 160 milhões de dólares, disse Eric Finlayson, director-geral da Rio Tinto.
A empresa inaugurou recentemente em Tete um centro de negócios destinado a garantir que os fornecedores locais possam beneficiar cada vez mais das oportunidades de negócio proporcionadas pela empresa.
O centro servirá para que os fornecedores locais apresentem, por um lado, os respectivos produtos e serviços à Rio Tinto e, por outro, se informem sobre as necessidades da empresa e passem a fazer parte do registo de fornecedores.
Rio Tinto é um grupo internacional que opera no sector da extracção mineira, com sede no Reino Unido, que combina a Rio Tinto plc, uma empresa cotada nas bolsas de Londres e de Nova Iorque, e a Rio Tinto Limited, que está cotada no mercado australiano de valores mobiliários.
O negócio da Rio Tinto envolve a prospecção, mineração e processamento de recursos minerais, nomeadamente de bauxite (para a produção de alumínio), cobre, diamantes, carvão e urânio, ouro, minerais industriais (bórax, dióxido de titânio, sal, talco) e ferro.
Está em actividade por todo o mundo, mas está fortemente representada na Austrália e América do Norte, com negócios significativos na América do Sul, Ásia, Europa e África Austral.