Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Introduzida produção sustentável de carvão vegetal

Um projecto-piloto de produção sustentável de carvão vegetal está a ser introduzido no país como forma de combater a actual pressão sobre a floresta, uma iniciativa do Governo com a ajuda de alguns parceiros incluindo próprios produtores.

Trata-se de uma acção que visa extrair àquele recurso energético na base de fornos modernos chamados Casamança, altamente vantajosos, particularmente em termos de poupança de carvão.

Numa primeira fase, o projecto envolve o Fundo Nacional de Energia e Agência de Desenvolvimento Económico Local (ADEL) em Sofala.

Com efeito, o distrito do Dondo acolheu, recentemente, um curso de capacitação que envolve elementos ligados à área provenientes de quase todo o país. Durante o curso os participantes foram submetidos a técnicas na identificação de árvores com maior diâmetro para o abate.

O representante dos Serviços Provinciais de Florestas e Fauna Bravia em Sofala, Teotónio dos Muchangos, referiu que a produção do carvão em fornos melhorados responde exactamente ao uso sustentável dos recursos florestais. Indicou ainda que numa produção tradicional do carvão perde-se muito tempo e o rendimento económico é relativamente baixo. Além disso, referiu que ambientalmente há maior risco na exploração desordenada da madeira e estacas para construção de casas.

Por seu turno, o representante da ADEL em Sofala, Rodolfo Assane, precisou que outra vantagem ligada ao projecto é a facilitação na venda do produto aos revendedores associados na região.

Pretende-se com a nova tecnologia que os rendimentos de produção alcancem 90 porcento contra apenas 35 dos fornos tradicionais.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 16 de Agosto de 2012 by in Uncategorized.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos