38,5 milhões de meticais é meta global estabelecida para este ano na província de Nampula, que no primeiro semestre já tinha alcançado 23,551 mil milhões de meticais, faltando apenas 15 mil milhões para atingir a meta.
O desempenho da economia reflecte os resultados da produção agrícola e pecuária.
O sector de serviços, concretamente o de alojamento, restauração e bebidas destacou-se no segundo plano, como resultado da expansão a nível territorial e que veio responder, de certa forma, a demanda de hóspedes e turistas nacionais e estrangeiros que afluem à província para exercício de actividades empresariais e turísticas.
As áreas de construção civil e montagem também se evidenciaram no crescimento da economia da província justificado pelo volume de infraestruturas económicas e sociais construídas e em fase de construção. Contou também com o desempenho dos sectores de indústria transformadora, de energia e lubrificantes.
Devido ao crescimento da produção no primeiro semestre do ano corrente, um total de 3.335 postos de trabalho foi criado, contribuindo, desta forma, para a redução dos níveis de desemprego.
Entretanto, a colecta de receita do Estado situou-se na cifra de 2.133 mil milhões de meticais, correspondendo a um cumprimento em relação ao planificado de cerca de 35 porcento no período em análise, representando 0,3 porcento em relação a igual período 2011.
O bom desempenho verificado na cobrança das receitas internas foi influenciado pelas medidas tomadas pelo Ministério das Finanças, no concernente à educação fiscal e sensibilização das comunidades e dos contribuintes, o que concorreu para o alargamento da base tributária.