Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Redução do preço desmotiva produção de algodão em Sofala

A redução do preço de compra desta cultura de rendimento nesta campanha de comercialização agrícola como resultado da crise financeira internacional é o motivo da desmotivação dos comerciantes.

Este ano, o valor de compra do algodão caroço da primeira qualidade está fixado em 10.5 meticais por cada quilograma, oito da 2ª e cinco meticais da 3ª classe contra 15, 13 e 10 meticais aplicados, respectivamente, na comercialização passada. Consequentemente, alguns camponeses confessaram que a produção do chamado “ouro branco” vai ser relativamente baixa na campanha agrícola 2012/2013.

Os distritos de Chemba e Marínguè lideram, neste momento, o cultivo de algodão ao nível da província de Sofala e os produtores do sector familiar mostram-se, aparentemente, arrependidos por ter aderido em massa este ano à prática desta cultura motivados com o preço aplicado no ano passado que consideraram como justo.

O governador de Sofala Carvalho Muária encorajou os camponeses a cultivarem o algodão como forma de contribuírem no combate à nudez, deixando a mensagem de esperança de que, um dia, o preço voltará a ser estimulante com a estabilização da economia mundial.

O presidente da Associação dos Produtores de Algodão (FONPA) em Marínguè, Carlos Mabuleza, propôs ao governador que aquele distrito acolhesse este ano o Fórum Provincial sobre a marcação do preço pelo facto daquela região contar com um grande número de produtores calculados em 10.151 operadores.

Marínguè conta ainda com 14 associações de produtores do algodão, das quais dez estão legalizadas, sendo que, na globalidade, atingiram nesta campanha 11.067.5 hectares cuja produção está estimada em sete mil toneladas contra seis mil da última safra.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 16 de Agosto de 2012 by in Uncategorized.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos