A dança contemporânea irá invadir a cidade de Maputo de 10 a 15 de Setembro – “Semana da Dança”, num evento que contará com a participação de companhias nacionais e uma companhia convidada proveniente do Brasil.
Debates, workshops, palestras, espectáculos de dança contemporânea, de entre outras actividades sócio-culturais, serão levadas a cabo nesta semana, onde se pretende fazer uma reflexão sobre a situação actual da dança contemporânea em Moçambique.
Segundo Quito Tembe, produtor da Iodine da Produções, o evento servirá ainda para a reflexão sobre a profissionalização e formação dos coreógrafos/bailarinos nacionais.
As actividades da Semana da Dança já estão em curso, podendo se visitar os ateliês de dança que estão a decorrer no Centro Cultural Franco-Moçambicano. As aulas estão a ser ministradas por coreógrafos profissionais convidados como é o caso de Maria Helena Pinto, Idio Chichava, Lulu Sala.
O encontro servirá ainda para fazer a preparação da Plataforma de Dança Internacional Kinani – 2012, através dos vários workshops que marcarão esta semana.
A Iodine Produções é uma estrutura de produção estabelecida na cidade de Maputo, que apoia jovens criadores na área da dança contemporânea.
“Perante a ausência de estruturas sólidas, que promovam o desenvolvimento das artes performativas, concretamente a dança contemporânea em Moçambique, a Iodine procura fomentar o desenvolvimento de iniciativas culturais com o intuito de promover o conceito de contemporaneidade no contexto da produção artística moçambicana na área da dança”, afirma Quito Tembe.
A Iodine tem apoiado jovens bailarinos e coreógrafos, com o intuito de contribuir para uma maior projecção e difusão da dança, quer a nível nacional como internacional, através do desenvolvimento de projectos e criação de eventos que promovam e divulguem a dança contemporânea de origem moçambicana, quer a nível internacional, através da representação de Moçambique em festivais, programas de intercâmbio e outras iniciativas de carácter cultural.