Enquadrado nas celebrações do mês do Coração, o Standard Bank promove, desde a última quinta-feira e durante todo mês de Setembro, uma campanha de medição de pressão arterial e aconselhamento nas suas agências, com vista a despertar a atenção dos clientes, parceiros e colaboradores do Banco, para a necessidade de manterem uma vida saudável, de modo a reduzir os factores de risco de contracção de uma doença cardíaca.
A campanha do coração do Standard Bank, que também visa motivar a sociedade a medir pressão arterial com regularidade, envolve muitas outras actividades, nomeadamente uma Feira de Bem-estar, doação de esfigmomanómetros a quatro unidades de saúde, em Maputo, no âmbito do lançamento de uma iniciativa de aumento de conhecimento sobre a hipertensão nas filas de espera dos hospitais e, ainda, uma sessão de medição de pressão arterial nos campos de futebol.
Na ocasião, António Coutinho, administrador delegado do Standard Bank, referiu que “esta campanha do coração enquadra-se na política de responsabilidade social do Standard Bank e, de um modo geral, tem como objectivo principal encorajar os parceiros do Banco e toda a sociedade a manterem uma vida saudável, de modo a reduzir os factores de risco de contracção de uma doença cardíaca. As sessões de medição de pressão arterial, especificamente, visam motivar as pessoas a medirem a sua pressão arterial com regularidade, pois só assim poderão conhecer o seu estado e tomar as devidas medidas”.
A campanha do Coração, desenvolvida em parceria com a AMOCOR – Associação Moçambicana do Coração, surge em resposta aos índices elevados de hipertensão em Moçambique. Calcula-se que um em cada três adultos moçambicanos sejam hipertensos, sendo que o número de hipertensos é calculado em cerca de 5 milhões de pessoas.
Mais importante ainda é que só 14,8% de hipertensos, no País, sabem que o são, ou seja cerca de 700.000 pessoas, daí a necessidade de aumentar o grau de conhecimento sobre a tensão arterial, numa altura em que as doenças cardiovasculares têm estado a ganhar bastante terreno nas cidades, devido ao elevado índice de sedentarismo, maus hábitos alimentares e a ausência da prática de exercícios físicos.
O médico cardiologista Albertino Adamasceno, presidente da AMOCOR, saudou o envolvimento do Banco na campanha de medição de tensão arterial, afirmando ser "esta uma forma de sensibilizar as pessoas para a necessidade de medir a sua tensão arterial, usando-se o Banco, e é importante para aumentarmos o grau de conhecimento que as pessoas têm em relação à hipertensão arterial e assim as pessoas poderem se tratar”, acrescentou Albertino Adamasceno.
Refira-se que o Standard Bank realizou em 2010, nos seus balcões de atendimento na cidade de Maputo, uma intensa campanha de medição de pressão arterial, que envolveu cerca de 1.500 pessoas tendo-se identificado um número considerável de hipertensos.