Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Matola poderá tornar-se mais limpa

Treze bairros do município da Matola poderão apresentar-se mais limpos na sequência da passagem da gestão dos resíduos sólidos urbanos para uma empresa privada especializada para o efeito.

Trata-se dos bairros Matola A, F e G, Liberdade, Mussumbuluco, Sikwama, Malhampsene, Machava-sede, Trevo, Khongolote, 1º de Maio, Patrice Lumumba e Ndlavela.

A recolha e o transporte de lixo naqueles pontos foram confiados à VISAQUA, num projecto orçado em 36 milhões e quinhentos mil meticais.

Fora este processo, adjudicado a 31 de Agosto, o município já tinha concessionado a recolha de lixo de quatro bairros a uma outra empresa, de acordo com Vitorino Carapeto, vereador de Salubridade, Ambiente, Jardim e Parques municipais na Matola.

Com adjudicação da gestão dos resíduos sólidos naqueles bairros, as autoridades esperam vê-los mais limpos, contrariando o cenário actual em que se apresentam com vários focos de lixo. Entretanto, Carapeto salientou que numa tentativa de baixar os custos, a autarquia vai contribuir com parte dos seus meios humanos e materiais, formando-se uma espécie de parceria com a firma privada.

O responsável da área de Salubridade disse que desta vez o Conselho Municipal alargou a sua área de actuação, uma vez que passará a recolher o lixo em mais dois bairros nunca antes assistidos, nomeadamente Khongolote e 1º de Maio.

Apesar do arranque da recolha naqueles 13 bairros, o vereador da área reconhece que os desafios da melhoria de limpeza continuam na Matola, parcialmente porque noutros pontos o processo continuará dependente dos moradores e sem meios adequados.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 11 de Setembro de 2012 by in Uncategorized.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos