Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Transportes e Comunicações crescem 15.9%

No discurso de encerramento do XXX Conselho Coordenador do Ministério dos Transportes e Comunicações, realizado semana passada no posto administrativo de Chidenguele, em Gaza, o ministro Paulo Zucula anunciou o crescimento do sector em cerca de 16% no primeiro semestre do presente ano, situando-se entre os três que mais contribuem no Produto Interno Bruto (PIB).
“Neste Conselho Coordenador, constatámos com agrado que, no ano de 2011, o sector registou um crescimento global na ordem de 14.8%, superando a meta de 10.4% planificada para aquele ano. No primeiro semestre de 2012, o sector cresceu 15.9%, contra os 15.6% registados em igual período do ano passado”, revelou Zucula. Em termos de actividades, este resultado deveu-se ao desempenho do Transporte de Passageiros em 10.9%; Transporte de Carga em 16.1%; e 18.4% nas Comunicações. O Ministério dos Transportes e Comunicações definiu como prioridade a construção de infra-estruturas ferro-portuárias para dar resposta às solicitações da indústria extractiva e da ligação entre locais com potencial agrícola e mercados de consumo.
Em carteira, estão a construção das linhas-férreas norte-sul; Moatize-Porto de Nacala via Malawi; Nampula-Mocímboa da Praia. Há ainda planos de construção de novos portos ao longo da costa entre os quais o de Palma, em Cabo Delgado.
Em relação aos investimentos, o plano é “realizar, em cinco anos, mais do que foi realizado nos últimos 200 anos”, disse Paulo Zucula, sem citar números concretos.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 13 de Setembro de 2012 by in Uncategorized.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos