O distrito urbano KaMubukwana, que congrega 14 bairros, em Maputo, foi palco de quinta-feira a sábado último, de mais uma acção da campanha de cidadania promovida pelo Standard Bank, no âmbito do Festival do Batuque, inserido nas celebrações dos 125 anos da cidade de Maputo, das quais este Banco é o patrono.
Neste contexto, as brigadas móveis da Autoridade Tributária de Moçambique, do Registo e Notariado e da Direcção de Identificação Civil, processaram mais de 2.340 documentos, dos quais 1.112 correspondem a NUIT´s (Número Único de Identificação Tributária), acima de 180 Cédulas Pessoais e 1.050 títulos de identificação para Bilhetes de Identidade biométricos, beneficiando uma moldura humana considerável que acorreu em massa ao recinto da Escola Secundária Quisse Mavota, naquela urbe.
Segundo Aurélio Fenita, representante do Standard Bank, esta iniciativa “visa apoiar os cidadãos a obterem documentos essenciais que lhes permitam o gozo efectivo da sua cidadania e, em simultâneo, apoiar o Governo a promover estes serviços básicos, bem como alargar a base tributária de modo a que todos possamos contribuir para o desenvolvimento do nosso País”.
“É uma enorme satisfação para o Standard Bank ver que muitas pessoas passaram por esta escola, desde quinta-feira, para tratar dos seus documentos, seja BI, NUIT ou registo de nascimento”, sublinhou Fenita.
Por seu turno, o vereador do distrito urbano KaMubukwana, David Cângua, saudou o Standard Bank pela promoção da campanha de cidadania e por ter levado àquele distrito, aproveitando a ocasião para apelar ao Banco a dar continuidade a estes serviços básicos para os cidadãos, cujo acesso, por motivos diversos é limitado.
Já Lázaro Manhiça, residente do bairro do Zimpeto, naquele distrito, disse que “o Standard Bank está a fazer um gesto muito gratificante para o povo moçambicano, na medida em que muitos de nós têm falta de dinheiro para emitir o BI, outros não têm conhecimento dos mecanismos a usar para ter um NUIT, enfim, muitas dificuldades. Fiquei admirado em ver que há pessoas que têm 50 anos de idade e nunca tiveram oportunidade de se registar, ver uma família inteira que não estava registada, mas hoje graças ao Standard Bank já estão registados, pelo que está de parabéns o Banco”.
Refira-se que os cidadãos que emitiram os seus documentos em KaMubukwana poderão obtê-los num prazo de 15 dias.
Refira-se que a campanha de cidadania, promovida pelo Standard Bank, decorre desde Agosto de 2011, tendo já passado pela região açucareira de Xinavane, província de Maputo, no município de Nacala Porto, província de Nampula, no município de Chimoio, província de Manica, no município de Chibuto, na província de Gaza, para além dos artistas e feirantes do FEIMA e mais recentemente esteve no distrito da Katembe.