O fundo de George Soros dedicado ao desenvolvimento económico investiu na criação de uma empresa de produção e venda de fornos que funcionam a etanol em Moçambique em substituição aos aparelhos convencionais que funcionam a carvão.
Trata-se da CleanStar Mozambique, empresa que produz fornos “low-cost” que vende às famílias moçambicanas, para a qual o Soros Economic Development Fund investiu seis milhões de dólares.
Os novos aparelhos, além de serem menos poluentes, representam menores riscos para a saúde das famílias já que o carvão liberta gases mais nocivos do que o etanol. O combustível utilizado nos novos fornos é criado a partir de mandioca, que é cultivada por pequenos produtores moçambicanos.
Com este investimento, o fundo de Soros adquire uma participação de 19% no projecto de 20 milhões de dólares. O Soros Economic Development Fund não tem fins lucrativos mas realiza investimentos em organismos com esse fim, recuperando os capitais investidos.
A empresa com sede em Nova Iorque e Maputo vendeu seis mil aparelhos desde que foi criada e pretende continuar a vender milhares de aparelhos. Para isso, vai utilizar o investimento feito em nome do multimilionário húngaro para reforçar a produção de fornos e incentivar a produção de mandioca para transformar em combustível.