Empresários moçambicanos e da Turquia reuniram-se, esta sexta-feira em Maputo, para participar num Fórum de Comércio e Investimento entre os dois países.
O encontro foi organizado pela AKIB, TIM e TUSKON, em parceria com a Confederação das Associações Económicas de Moçambique, CTA, e por algumas instituições subordinadas ao Ministério da Economia da República da Turquia. O encontro tinha como objectivo estreitar as relações comerciais e a troca de informações entre os homens de negócios dos dois países.
Intervindo na ocasião, o vice presidente da CTA, Agostinho Vuma, falou sobre as vantagens de investir em Moçambique, tendo acrescentado que “o intercâmbio empresarial garante o desenvolvimento do sector privado em Moçambique, contribuindo para que o mesmo seja forte, participativo e capaz de influenciar políticas e promover a competitividade”.
A delegação turca é composta por 100 empresários e investidores e é chefiada pelo Ministro da Economia daquele país, Zafer Çaglayan. Estes estão interessados em investir em áreas como equipamento médico, material doméstico, agro-processamento, construção, têxtil e vestuário, entre outras.
“Nós olhamos para Moçambique como um país importante para investir em áreas viradas principalmente para o desenvolvimento do capital humano”, afirmou Zafer Çaglayan.
O Ministro da Indústria e Comércio de Moçambique, Armando Inroga, destacou o progresso que a economia nacional registou nos últimos tempos, atingindo acima de 6% de crescimento. Também considerou crucial o papel das políticas do Governo para o melhoramento do ambiente de negócios no país.
“Nesta conferência, mais do que reforçar a cooperação política, queremos concretizar a cooperação comercial com a Turquia”, frisou.
De referir que, durante este fórum empresarial, foram também apresentados os órgãos sociais da recentemente criada Câmara de Comércio Moçambique Turquia, um órgão relevante para a promoção empresarial entre as duas nações.