A Vodacom Moçambique está a desenvolver uma iniciativa visando gerar oportunidades para estudantes finalistas ou graduados universitários denominado Programa Estágio.
O Programa Estágio, que já contemplou um total de 51 estudantes desde o seu lançamento em 2010, tem maior preferência pelos finalistas ou graduados dos cursos de engenharia, tecnologias de informação, contabilidade, muito embora aceite os de outros cursos.
A direcção executiva de recursos humanos da Vodacom, Vitor Menetiane disse que o programa constitui uma plataforma para os estudantes usarem a sua experiência académica na empresa para desenvolverem os seus trabalhos de fim do curso.
Vitor Menetiane, disse, por outro lado, que a iniciativa, além de preparar os finalistas para os desafios do mercado de emprego, visa providenciar aos beneficiários a experiência profissional necessária para competir no mercado de trabalho.
«Queremos contribuir para o desenvolvimento de uma mão-de-obra profissional e capacitada para o mercado de emprego em Moçambique», disse Menetiane, acrescentando que a iniciativa contribui para preparar quadros para fazerem face às necessidades actuais e futuras da empresa, em recursos humanos, na área de telecomunicações.
Desde o arranque da sua implementação, o programa estágio está a ser implementado só na cidade de Maputo, a capital do pais, mas a meta da empresa é alargar a inicia para as cidades da Beira, Tete e Nampula.
A Vodacom, satisfeita com os resultados do programa estágio dado que todos os estudantes beneficiários estão a trabalhar quer na empresa quer em outras ofertas, disse que muitos dos quadros desenvolveram competências profissionais, bem como adquiriram experiência prática e profissional.