A Rio Tinto Coal Moçambiquee o Ministério do Trabalho assinaram, hoje, em Maputo, um memorando de entendimento que visa o estabelecimento de uma parceria entre as duas instituiçõesnos domínios de formação e capacitação profissional.
O memorando prevê, entre outros, o desenvolvimento e revisão curricular dos cursos ministrados pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP) para responder às necessidades técnico-profissionais na área mineira, a possibilidade de concessão de bolsas de estudo aos formandos do INEFP, a promoção de palestras/seminários conjuntos relacionados com emprego e formação profissional na indústria mineira, e a formação e capacitação profissional dos trabalhadores da Rio Tinto.
Falando durante a cerimónia de assinatura do memorando, a Ministra do Trabalho, Helena Taipo, afirmou: “a nossa experiência desde que teve início a implantação de projectos capitais no país é bastante positiva na formação e capacitação profissional dos nossos cidadãos moçambicanos. Daí que os nossos centros de formação têm sido chamados a responder à demanda de mão-de-obra qualificada nacional.”
Por sua vez, José Vale, Director Geral de Recursos Humanos da Rio Tinto afirmou que “ a Rio Tinto está comprometida com a formação de moçambicanos, pois ela responde à necessidade da empresa em mão-de-obra qualificada e promove o desenvolvimento sustentável de Moçambique.”
A Rio Tinto tem vindo a desenvolver um intenso programa de formação de moçambicanos.
No Centro de Formação da Rio Tinto, em Tete, mais de 2500 pessoas receberam formação em várias áreas e em diferentes níveis.
Para ajudar as instituições de ensino Moçambique a preparar adequadamente os estudantes para as oportunidades futuras no sector de mineração, estão em vigor acordos de parceria com instituições do ensino técnico e superior. As parcerias estão focadas em geologia e mineração, e áreas associadas, e incluem desenvolvimento curricular, bolsas e estágios.
A Rio Tinto é um grupo internacional líder no sector de mineração com sede no Reino Unido, que combina a Rio Tinto plc, uma empresa cotada na bolsa de Londres e de Nova Iorque, e a Rio Tinto Limited, que está cotada no Mercado Australiano de Valores Mobiliários.
O negócio da Rio Tinto envolve a descoberta, mineração e processamento de recursos minerais. Os principais produtos são alumínio, cobre, diamantes, energia (carvão e urânio), ouro, minerais industriais (bórax, dióxido de titânio, sal, talco) e minério de ferro. Está em actividade por todo o mundo, mas está fortemente representada na Austrália e América do Norte, com negócios significativos na América do Sul, Ásia, Europa e África Austral.