Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Empresas da Argentina buscam parcerias em Moçambique

Um total de 28 investidores de pequenas e médias empresas das províncias argentinas de Buenos Aires, Córdoba, Mendoza, Salta, Santa Fé e CABA reuniram-se em Maputo, a semana passada, com perto de 60 homens de negócios locais, com o intuito de gerar parcerias e projectos de investimentos.
Encabeçada pelo vice-ministro da Indústria da Argentina, Horacio Roura, a primeira missão de cooperação industrial internacional daquele país latino-americano a Moçambique visa associar estratégias entre investidores e potenciar o intercâmbio comercial entre ambos os países, que anualmente ascende a 100 milhões de dólares norte-americanos.
Para além de homens de negócios das áreas alimentar, química, automotriz, metalúrgica, construção civil, software e electrónica, maquinaria agrícola e indústrias culturais, a delegação argentina integra ainda os representantes do Banco da Nação Argentina, do Ministério da Agricultura e do Instituto Nacional de Tecnología Industrial.
Dirigindo-se aos investidores da Argentina, o vice-predente da CTA-Confederação das Associações Económicas de Moçambique, Agostinho Vuma, convidou-os “a aproximar as empresas já estabelecidas no mercado nacional, bem como as autoridades governamentais para a sua integração industrial e de prestação de serviços, tirando vantagens de um sector em franco crescimento”.
“O ambiente de negócios em Moçambique é bastante bom e seguro para o investimento estrangeiro”, enfatizou Agostinho Vuma, acrescentando que o “Governo e o sector privado, representado pela CTA, estão empenhados nas reformas e acredita-se que, por volta de 2014/15, o País poderá ocupar lugares de destaque no Relatório sobre o Doing Business, contrariando a recente queda neste índice”.
Por seu turno, o vice-ministro da Indústria da Argentina, Horacio Roura, indicou que “pelo crescente mercado interno, Moçambique apresenta uma demanda em constante aumento de produtos industriais, como maquinaria e equipamentos para o desenvolvimento de infra-estruturas, medicamentos, insumos para a melhoria das condições sanitárias e transferência de tecnologias para o desenvolvimento das potencialidades nos sectores como a agricultura, energia e mineração”.
“Pretendemos com esta missão empresarial, partilhar o caminho do desenvolvimento com Moçambique, uma vez que apesar de estarmos em diferentes níveis por sectores, todos temos os mesmo desafios , que são a edificação de sociedades cada vez mais desenvolvidas e abertas, em que todos podem participar na geração da riqueza”, frisou Horacio Roura.
Refira-se que a missão de cooperação industrial internacional argentina iniciou na segunda-feira última, devendo terminar na quarta-feira, após uma visita à zona industrial de Beluluane, na Matola, local onde se situação a Mozal.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 12 de Novembro de 2012 by in Uncategorized.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos