A Vale Moçambique em coordenação com a Electricidade de Moçambique iniciou a electrificação da vila de Cateme, com a mobilização de todo o equipamento para o início da montagem de mais de 800 postes e de 35 km de linhas de transmissão para sistemas de iluminação, após o contrato assinado em Junho por estas empresas. As obras de electrificação, avaliadas em US$ 1.7 milhão de dólares, vão consistir no aumento da rede de distribuição por todas as ruas da povoação de Cateme, incluindo a facilitação da ligação entre as residências. A conclusão desta etapa está prevista para Fevereiro de 2013.
De acordo com Ricardo Saad, Director da Vale em Moçambique, esta acção reforça o compromisso da empresa em aprimorar o seu relacionamento com as comunidades locais. Saad referiu ainda que a Vale tem agido para além da gestão dos impactos das suas operações e projectos, contribuindo voluntariamente e através de parcerias com o Governo e a sociedade para o desenvolvimento local.
Paralelamente à electrificação, a Vale Moçambique mobiliza neste momento o inicio dos trabalhos para a implantação de um sistema interligado de abastecimento e distribuição de água para a vila de Cateme. Esta é uma acção subsequente à manutenção realizada no sistema de captação, armazenamento e distribuição já implantado no primeiro semestre de 2012. A manutenção incluiu a substituição dos depósitos de água e de torneiras em todos os fontanários, no âmbito da reestruturação do sistema de abastecimento de água no Bairro 25 de Setembro e na vila de Cateme.
De recordar ainda, que decorre desde meados de Outubro o inicio da construção de aproximadamente 8,5 Km de asfalto, estrada que ligará a rodovia da EN7 à povoação de Cateme, incluindo os sistemas de drenagem de águas ao longo da referida estrada. As obras devem terminar em meados do próximo ano e estão orçadas em cerca de US$ 7 milhões de dólares.
Desenvolvimento Social
A Vale Moçambique em conjunto com uma comissão de reassentamento composta por representantes das Direções Provinciais de Recursos Minerais, Coordenação para Ação Ambiental, Obras Públicas e Habitação e de Agricultura, respectivamente, para além do Administrador do Distrito de Moatize, Presidente do Conselho Municipal da Vila de Moatize e da Secretária Permanente do Governo da Província de Tete, que presidiu a Comissão, contando com o suporte de uma consultoria especializada, traçaram durante a fase do estudo de viabilidade do Projecto Carvão Moatize, ao longo de três anos de amplas discussões com as comunidades e estudos específicos, um Plano de Acção de Reassentamento das famílias que viviam nas áreas com previsão de actividades industriais dentro da área de concessão mineira.
O processo de mudança das famílias foi finalizado em Agosto de 2010, dando início ao programa de pós-ocupação e implementação do programa social. A Vale empenhada no desenvolvimento de acções de apoio a essas famílias, em conjunto com as esferas governamentais, para atender às demandas das comunidades reassentadas, assinou com o Governo de Tete em 2012, um Memorando que prevê o estabelecimento de mecanismos de intervenção conjunta para a melhoria das condições de vida das populações reassentadas nas povoações de Cateme e Bairro 25 de Setembro.
Ao abrigo deste Memorando a Vale está a proceder à reestruturação e manutenção de infra-estruturas e serviços de água e electricidade e à reabilitação de habitações. Paralelamente, estão a ser implementados programas de auto sustento e de rendimento na área de agricultura, está a ser aumentada a capacidade na prestação dos serviços de saúde, bem como implementados programas de formação técnica e profissional de curta duração e realização de estágios profissionalizantes para estudantes das escolas públicas das respectivas povoações.