Maputo acolheu, neste fim de semana, a primeira feira automóvel a acontecer em Moçambique – o Standard Bank Mozambique Motorshow.
O evento contou com a participação de 11 empresas que representam, no País, algumas marcas de viaturas consideradas as melhores do mundo.
Trata-se de uma parceria entre o Standard Bank e a Petromoc, com o objectivo de facilitar a aquisição de viaturas novas, através de serviço leasing do Standard Bank.
De acordo com dados divulgados pelo Presidente do Conselho de Administração da Petromoc, José Mateus Kathupa, durante a cerimónia de lançamento da primeira edição do Motorshow, o nosso País importou, no ano passado, 4.270 viaturas novas, contra mais de 31.000 usadas.
Kathupa acrescentou que ″há necessidade de uma reversão deste cenário, através de iniciativas como esta, a fim promover cada vez mais o acesso ao público em geral, à oportunidade de compra de viaturas novas.ʺ
Por sua vez, o administrador delegado do Standard Bank, António Coutinho, afirmou que também constituiu objectivo da feira informar a população sobre as vantagens da compra de um carro novo, aliando isso, ao facto ″das taxas de juros nos Bancos estarem a reduzir, permitindo um mais fácil acesso ao crédito.ʺ
A cerimónia de lançamento do Standard Bank Mozambique Motorshow, contou ainda com a presença especial do presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, David Simango, que enalteceu a feliz coincidência de o Leasing Standard Bank estar a completar 5 anos de existência, a par dos 35 anos da Petromoc e 125 anos da Cidade de Maputo.
António Ramalho, representante da General Motors, a nível nacional, agradeceu o convite ao Standard Bank pela possibilidade de expôr as viaturas na feira e apelou para que sejam realizados outros eventos do género.
Participaram no Motorshow, concessionárias de venda de automóveis como a Petroauto, Jac, Interauto, Bell Equipment, Intercar, Técnica Industrial, (JFS), Entreposto, Toyota, Motorcare, Ronil e Somotor.