A Vista Alegre (VA), uma das principais produtoras mundiais de porcelana e cristal no segmento premium, inaugura no dia 21 de Fevereiro, 5ª feira, às 17 horas, a sua primeira loja em Moçambique, situada no Centro Comercial Interfranca, Av. 24 de Julho, 1550, 1º andar, loja 1F, em Maputo.
Este evento contará com a presença do Ministro da Cultura de Moçambique, Armando Artur João, do Embaixador de Portugal em Moçambique, Mário Godinho de Matos, e do escritor moçambicano Mia Couto.
Fundada em Portugal em 1824, a VA combina tradição e modernidade de forma única, produzindo peças em colaboração com os mais destacados criadores internacionais, entre os quais Carsten Gollnick, Sam Baron, Karim Rashid, Joana Vasconcelos, Brunno Jahara, Roberto Chichorro e Christian Ghion, entre muitos outros que contribuem para manter a marca na vanguarda da produção de porcelana e cristal. Dentro desse espírito de constante inovação, a VA estabeleceu recentemente uma parceria com a Christian Lacroix Maison, nome de referência na moda e na decoração, que resultou na criação de quatro luxuosas coleções de porcelana.
Desta forma, a VA coloca uma longa experiência e sabedoria, traduzida no trabalho meticuloso dos seus artesãos e nos mais rigorosos processos de fabrico, ao serviço das últimas tendências de tableware, decoração e hotelware, um segmento no qual a marca tem vindo a investir expressivamente, em colaboração com chefs de renome internacional, servindo os melhores restaurantes e cadeias hoteleiras mundiais.
Diversas casas reais europeias, incluindo a britânica, a espanhola e a holandesa, as presidências dos E.U.A., do Brasil e de Portugal, inúmeras embaixadas, entre as quais as do Brasil, Espanha e Marrocos, bem como outras instituições públicas e privadas nacionais e internacionais e personalidades de todo o mundo elegem os serviços VA, reconhecendo os elevados padrões de elegância e funcionalidade que têm merecido à marca diversas distinções da prestigiada organização Superbrands.
Mar Me Quer em destaque na inauguração
No evento de inauguração da nova loja será também apresentada a jarra Mar Me Quer, uma celebração da Lusofonia resultante da parceria criativa entre Mia Couto e Roberto Chichorro. Uma peça inserida na coleção 1+1=1, uma das mais recentes iniciativas artísticas da marca, que sublinha a união histórica da marca Vista Alegre à cultura.
Mar Me Quer foi a obra que Mia Couto escreveu em 1998 e que escolheu imortalizar nesta coleção da Vista Alegre.
Para transpor a barreira das palavras, traduzindo-as plasticamente em porcelana VA, o escritor convidou o pintor moçambicano Roberto Chichorro. Assim nasceu a segunda peça da colecção 1+1=1, Mar Me Quer, exemplar de notável valor artístico numa edição limitada a 1000 exemplares, acompanhada por uma edição especial do livro que lhe serviu de mote e inspiração, reeditado exclusivamente para a Vista Alegre pela Caminho, com ilustrações de Chichorro.
“Curioso como as artes confundem fronteiras e se confundem nas fronteiras inventadas por outros. Quando escrevi a novela Mar Me Quer fui visitado por canções e pinturas de outros artistas. O que se passa agora, mais do que uma década depois da publicação de Mar Me Quer, é que a criação e a criatura de Chichorro para a Vista Alegre se materializaram na minha escrita e vieram vestir um corpo que era feito apenas de palavras. Agradeço à Vista Alegre pela iniciativa. E agradeço ao Chichorro pelo diálogo e cumplicidade”, diz Mia Couto a propósito desta peça.
Chichorro segue-lhe o raciocínio e responde: “Nunca tinha pensado nas artes a confundir fronteiras, como diz, com toda a razão, Mia Couto. Penso que as artes desfazem fronteiras.”
Sobre a Colecão 1+1=1
1+1=1 é um projeto lançado pela VA com o objetivo de distinguir a excelência na produção artística, unindo universos artísticos distintos. As peças criadas resultam da colaboração entre dois autores consagrados de áreas culturais diversas, entre as quais a literatura, a pintura, o cinema, a moda e o design, que veem as suas criações consagradas na arte em porcelana da Vista Alegre, em edições limitadas de 1000 exemplares.
Sobre a Vista Alegre
A fábrica de porcelanas Vista Alegre foi fundada há 189 anos em Ílhavo, no distrito de Aveiro, Portugal. Ao longo do seu percurso, a marca esteve sempre intimamente associada à história e à vida cultural portuguesas, adquirindo uma notoriedade internacional ímpar.
Em 2001, o Grupo Vista Alegre (porcelana, faiança e grés) fundiu-se com o Grupo Atlantis (cristal e vidro de elevada qualidade, feitos à mão), dando origem a um dos maiores grupos de tableware e giftware da Europa: o Grupo Vista Alegre Atlantis.
Em 2009, o Grupo Vista Alegre Atlantis passou a integrar o portefólio de marcas do Grupo Visabeira, após a oferta pública lançada com sucesso sobre as ações representativas do capital social da Vista Alegre Atlantis.
A VA conta com cerca de 1500 colaboradores e efetua toda a sua produção em quatro unidades industriais localizadas na região centro de Portugal.
A empresa, líder no mercado ibérico, é um dos principais produtores internacionais de porcelana decorativa, doméstica e de hotelaria, fabricando cerca de quinze milhões de peças por ano e exportando para mais de sessenta países.
Além de serem escolhidas por personalidades como a Rainha Isabel II de Inglaterra, a Rainha Beatriz da Holanda e o Rei Juan Carlos de Espanha, e de marcarem presença em inúmeros contextos de prestígio, peças Vista Alegre são exibidas em alguns dos mais notáveis museus mundiais, entre os quais o Metropolitan Museum of Art (MoMA), em Nova Iorque.
Entre as caraterísticas distintivas da VA, e uma clara vantagem competitiva, conta-se a possibilidade de customizar tableware e giftware para empresas ou particulares, permitindo assinalar uma ocasião especial com peças personalizadas de alta qualidade, através de encomenda direta à marca.