A Universidade Politécnica, através da FUNDE –Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação, recebeu na última terça-feira, em Maputo, um total de 125 licenças de software, para projectos e engenharia destinados à formação de estudantes, oferecidas pela Auto Desk, através da empresa brasileira de construção civil Camargo Corrêa, actualmente a operar em Moçambique.
O software, denominado "Autodesk Building Design Suite" é do tipo CAD – Computer Aided Design (Desenho Auxiliado por Computador) e é utilizado, principalmente, para a elaboração de peças de desenhos técnicos em duas dimensões (2D) e ainda para a criação de modelos tridimensinoais (3D).
Além dos desenhos técnicos, o software disponibiliza, igualmente, vários recursos para visualização em diversos formatos e é amplamente utilizado para projectos e engenharia.
De acordo com Rosânia Silva, directora executiva da FUNDE – Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação – a oferta feita pela Camargo Corrêa representa para a Universidade Politécnica "um grande avanço e constitui um salto em termos qualitativos".
“O software que recebemos é de tecnologia de ponta e dos melhores que há actualmente no mundo de engenharia e de construção civil, daí que esta oferta represente, para nós, um grande salto e avanço porque, de agora em diante, os nossos laboratórios ficarão melhor apetrechados e bem preparados para a formação de estudantes” – realçou Rosânia Silva.
Por sua vez, Fernando Stabile Bustos, representante da empresa Camargo Corrêa em Moçambique, disse, durante a entrega das 125 licenças, que a oferta visa "fortalecer os processos educacionais levados a cabo pela Universidade Politécnica, facto que permitirá que os estudantes que frequentam os seus cursos nesta instituição tenham facilidades de se empregar e, no futuro, exercer a sua profissão com liderança tanto no País, no continente africano e no mundo em geral".
De referir que, a par da oferta das 125 licenças, a empresa Camargo Corrêa vai trazer, do Brasil, formadores para capacitar alguns docentes da Universidade Politécnica, de modo a que os mesmos, por sua vez, possam servir de multiplicadores juntos dos estudantes.