Os estudantes do Instituto de Educação e Gestão (IEG) poderão pagar as suas propinas, entre outros serviços, sem quaisquer custos adicionais por meio do telemóvel, via mKesh, a primeira solução de serviços financeiros móveis em Moçambique.
Para o efeito, um memorando de entendimento foi celebrado, terça-feira última, no município da Matola, província de Maputo, entre o IEG e a Carteira Móvel, uma empresa participada pela mcel, por ocasião das comemorações dos 21 anos de criação daquele estabelecimento de ensino.
Na ocasião, foram sorteados cinco iPads, oferecidos pela mcel-Moçambique Celular, para alguns estudantes, no âmbito da parceria existente entre ambas instituições.
Aurélio Matavel, gestor do mKesh e chefe de operações na Carteira Móvel, disse a-propósito do memorando de entendimento, que se trata de “um marco histórico, em que o IEG se torna na primeira instituição de ensino que faz a integração directa com a Carteira Móvel, através do mKesh, para efeito de pagamento de propinas”.
“Esperamos que outras instituições de ensino superior adiram a este produto em todo o País, pois é uma ferramenta que concede facilidade única para os estudantes poderem fazer o pagamento das suas propinas e outros serviços, em qualquer momento e lugar”, realçou Aurélio Matavel.
Por sua vez, Pedro Cruz, director do IEG, explicou que “sorteamos cinco iPads e outros brindes, porque a mcel se associou, em Novembro último, à nossa campanha de angariação de novos alunos e decidiu oferecer iPads a alguns alunos de 2013”.
“Também houve uma parceria assinada com o mKesh que vai tornar o IEG na primeira escola a beneficiar de uma experiência piloto de pagamento de propinas entre outros serviços, através do sistema mKesh, sem quaisquer custos para os alunos”, finalizou Pedro Cruz.