Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Cidadela da Matola Um projecto abortado?

Passam-se três anos desde que foi anunciada publicamente a construção do megaprojecto imobiliário – “Cidadela da Matola”. Uma parceria entre as empresas sul-africanas McCORMICK – Propriedade de Desenvolvimento, PIC – Public Investiment Corporation (detentora de 50% dos centros comerciais na África do Sul), e a empresa moçambicana SFI (consórcio moçambicano constituído por empresas de investimento), num esforço financeiro global estimado em cerca de 220 milhões de dólares.

Projectava-se construir no terreno do antigo Centro de Transmissão da Rádio Moçambique, na Cidade da Matola, um centro comercial de 46 mil metros quadrados, edifícios para escritórios, uma zona residencial, uma clínica privada e um centro de saúde, um centro desportivo e ginásio, uma zona hoteleira com centro de conferências, zona para vendas e serviços de produtos automóveis, zona de mercado grossista e várias áreas para restaurantes, parques e jardins, para além de um complexo governamental de quatro edifícios com diversos departamentos do Governo da Província de Maputo, e um para o Conselho Municipal da Matola. O rol de realizações era de se perder o fôlego!

Parcerias foram firmadas, investimentos estipulados, tarefas divididas. Enfim, o plano estava devidamente traçado conforme anunciou na ocasião Lúcio Sumbana, o administrador do projecto. Entretanto, nada foi erguido no local, e a mata tomou conta do espaço em questão.

Previsões naquela época eram de que as obras do centro comercial iniciassem em Julho de 2010 e que durassem pelo menos 18 meses. Ou seja, por esta altura já deveríamos estar a gozar os prazeres desse templo comercial…

Mas a verdade é que nunca mais se ouviu mais falar desde projecto, abafando assim a esperança dos que nele acreditaram. Para quando será? Eis a questão. Ou será a ‘Cidadela da Matola’ mais um daqueles projectos que nunca irá ver a luz do dia?

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 16 de Abril de 2013 by in Uncategorized.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos