O português Grupo Espírito Santo anunciou ontem, em Maputo, a abertura da agência de viagens e turismo TopAtlântico Moçambique, com a ambição de se afirmar como "um dos principais actores" do ramo no país.
Numa conferência de imprensa de anúncio do lançamento da nova empresa, o presidente da comissão executiva do Grupo Espírito Santo Viagens, Francisco Calheiros, afirmou que a TopAtlântico Moçambique vai concentrar a sua operação na área de viagens empresariais, atendendo ao crescente fluxo de investimentos e negócios em curso no país. "A geografia económica e dos negócios hoje em dia alterou-se muito. A União Europeia está em dificuldades, Portugal não cresce e o desemprego tem vindo a aumentar. As empresas têm de se internacionalizar e investir e os empresários têm de viajar", disse Francisco Calheiros.
O presidente da comissão executiva do Grupo Espírito Santo Viagens afirmou que a TopAtlântico Moçambique vai tirar partido da robustez financeira e da presença do grupo no mundo, para se impor em Moçambique "como o principal ou um dos principais actores" do sector.
"Em Moçambique, pensamos numa coisa ainda maior que em Angola, por todo o potencial de desenvolvimento turístico que o país detém", assinalou Francisco Calheiros. Com um investimento inicial de um milhão de dólares e, para já, presente apenas em Maputo, a TopAtlântico tem no horizonte aumentar o investimento, alargar os serviços para mais pontos do país e oferecer serviços a outros segmentos de turismo, adiantou Francisco Calheiros.