O metical continuou a depreciar-se face ao dólar norte-americano em Março último, ao cotar-se em 30,08 meticais por dólar, o correspondente a uma depreciação mensal de 0,30 por cento, após ter estado a 29,99 em finais de Fevereiro.
Em contrapartida, no último dia de Março, o metical esteve cotado a 3,26 meticais por rand, o equivalente a uma apreciação mensal da moeda nacional face à sul-africana de 2,98 por cento após uma variação nula no mês anterior, revela o Comité de Política Monetária do Banco de Moçambique.
Citando dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o Banco Central refere que o nível geral de preços na cidade de Maputo registou uma variação mensal de 0,26 por cento em Março último, após uma variação de 1,43 por cento em Fevereiro e 0,27 por cento em igual período de 2012.
Com esta variação, a inflação homóloga regrediu e a inflação média anual aumentou para 2,23 por cento, enquanto a taxa acumulada se fixou em 2,77 por cento após 2,09 por cento e 2,51 em Fevereiro, facto que se deveu fundamentalmente ao comportamento dos preços de bens e serviços, comunicações, habitação, água, gás, combustíveis, alimentos, bebidas e outros.
Esta trajectória, segundo o Banco de Moçambique, foi também assumida pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC) nas cidades de Maputo, Beira e Nampula, que registou uma variação mensal positiva em 0,30 por cento no mês de Março, após 1,16 no mês anterior.
In «Jornal O País»