Foi lançado, esta semana, em Maputo, o livro intitulado “Um Mix de Populismo Económico e Mercado Selvagem”, da autoria de João Mosca, financiado pela Universidade Politécnica em parceria com a Livraria Escolar Editora.
Trata-se de um livro que aborda a economia moçambicana da década de 2001 a 2010. Segundo o autor da obra, ela faz uma análise crítica sobre vários aspectos da economia. “É um livro que procura analisar a evolução sobre a economia e a sociedade moçambicana na primeira década deste século”.
O obra de João Mosca demonstra que o ambiente de negócio em Moçambique tem muito que ser melhorado, assim como a competividade da economia que ainda está muito baixa. “O crescimento económico em Moçambique está a ser sustentado por recursos externos”.
De acordo com o autor, o livro apresenta muita informação sistematizada, organizada e analisada, de carácter didáctico. “É um livro que foi escrito, pensando muito no estudante”.
Para além de criticar, o livro apresenta possíveis soluções para ultrapassar a crise, “é uma obra que mostra um conjunto de possíveis medidas políticas e económicas, no sentido de melhorar estes indicadores que são muito importantes para o futuro de Moçambique”, referiu o autor.
Importa realçar que o livro de João Mosca contou com a participação de duas investigadoras de renome como Máriam Abbas e Natacha Bruna.