A cidade de Maputo vai acolher o II Seminário Internacional de Biotecnologia entre os dias 22 e 24 deste mês. O evento vai decorrer sob o lema “Oportunidades de Desenvolvimento Económico e Social na Valorização e Gestão Sustentável de Recursos Biológicos.
O seminário é organizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), através do Programa Nacional de Biotecnologia (PNB), em colaboração com instituições de investigação e de ensino superior.
Deverão participar no seminário especialistas internacionais, nacionais, bem como estudantes e representantes da sociedade civil.
O seminário irá debater a execução do Programa Nacional de Biotecnologia com especialistas estrangeiros.
Os organizadores do evento pretendem também identificar oportunidades para parcerias de ganho mútuo e reforçar colaborações para execução de actividades diversas visando a valorização de bio recursos e sua aplicação na produção de bens, serviços e outros benefícios úteis à sociedade.
Moçambique iniciou a implementação do Programa Nacional de Biotecnologia, aprovado em Conselho de Ministros a 10 de Maio de 2011.
O programa promove acções estruturantes, a investigação científica, o desenvolvimento de bens, produtos e serviços de valor adicionado, e o estabelecimento de ambiente regulador para a aplicação da biotecnologia como um instrumento de transformação económica e social.