Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Maputo acolhe iniciativa Leadership Challenge

Moçambique acolheu pela primeira vez a iniciativa Leadership Challenge, uma campanha estudantil da região austral de África, que visa oferecer ao mercado de trabalho profissionais de qualidade.
Organizado pela AIESEC – Associação Internacional de Estudantes de Economia, o evento teve lugar, em Maputo, no sábado último.
Trata-se de uma iniciativa que está igualmente a ser implementada em alguns países da região, nomeadamente, África do Sul, Tanzânia e Botswana, e tem como objectivo recrutar os melhores estudantes finalistas ou recém-graduados de diferentes universidades para fortalecer o mercado de trabalho.
Em Moçambique, a iniciativa reuniu vinte melhores estudantes finalistas e recém-graduados das maiores universidades do País, tais como a Universidade Eduardo Mondlane, Universidade Pedagógica, ISCTEM e Politécnica, para além de representantes de algumas empresas nacionais.
De acordo com o presidente da AIESEC, Francisco Maibaze, as empresas nacionais têm dificuldades de alcançar os melhores estudantes dentro das universidades: "Esta iniciativa facilita todo esse processo, criando um ambiente de troca de experiências entre jovens estudantes e agentes económicos”, frisou.
Para além de fortalecer o mercado de trabalho, segundo Maibaze, a iniciativa tem também como objectivo principal garantir que os jovens estudantes obtenham experiências de trabalho em equipe, pois “normalmente, quando o estudante está na universidade tem um grupo de estudo, o mesmo acontece no mercado de emprego, onde trabalha em equipa”.
Conforme referiu o presidente da AIESEC, dos 20 estudantes, serão seleccionados dois melhores para um estágio internacional na Tanzânia e outro na África do Sul.
Por seu turno, um dos participantes no evento, José Chiluvane, finalista do curso de Economia da Universidade Eduardo Mondlane, acredita que a iniciativa vai desenvolver competências aos jovens estudantes para melhor contribuir para o desenvolvimento do País.
De acordo com Chiluvane, em Moçambique não existe uma relação directa entre empreendedorismo e inovação, “por isso, em 2012, Moçambique posicionou-se, em segundo lugar na região, em inovação, mas no mesmo ano, posicionou-se nos últimos lugares em termos de empreendedorismo”.
Enquanto isso, Erick Pinto Costa, representante da Gemprel, uma das empresas parceiras da AIESEC, afirmou que a sua instituição acolheu a iniciativa com agrado e resolveu apoiá-la.
“A partir deste evento, vamos receber alguns jovens que estão aqui para um estágio profissional no sector de administração e marketing da nossa empresa”, referiu Erick Costa.
Erick Pinto Costa acrescentou ainda que uma das grandes barreiras que o jovem recém-graduado encontra no mercado de trabalho é a experiência: “Por isso estamos aqui para dar um impulso ao jovem para uma melhor inserção no mercado de emprego”, finalizou.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 27 de Maio de 2013 by in Uncategorized.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos