A empresa Cervejas de Moçambique registou este ano, um crescimento dos lucros em mais de dezassete por cento, comparativamente ao ano passado, totalizando mais de um bilião e quinhentos milhões de meticais.
De acordo com o relatório de contas da empresa, este incremento é resultado da boa performance das receitas, que foram estimulado pelo aumento significativo das vendas nas zonas norte e sul do país.
A Auditoria da Empresa de consultoria KPMG, no relatório de contas da empresa Cervejas de Moçambique, referentes ao período entre 2012 e 2013 aponta, que neste intervalo, a companhia fabricante de bebidas alcoólicas registou um balanço financeiro positivo.
Ao todo, os lucros líquidos da empresa aumentaram em 17,5 por cento, totalizando mais de um bilião e quinhentos milhões de meticais. O facto é justificado pelo incremento do volume das vendas, em doze por cento, liderados pelo aumento significativo nas zonas norte e sul do país. A última registava fraco crescimento nos últimos três anos, e veio no período em análise, a registar um incremento, de dois dígitos.
O aumento das vendas permitiu que no final do exercício económico a empresa atingisse receitas brutas de mais de nove biliões, em 2013, contra mais de sete biliões, do ano passado.
O relatório da KPMG indica ainda que o Estado arrecadou de impostos, da CDM, mais de 625 milhões de meticais contra os anteriores cerca de 428 milhões, em 2012.
O dividendo dos lucros este ano, será elevado para 8 meticais por acção, contra os anteriores 5 meticais e 72 centavos, do ano passado. O dividendo será proposto para aprovação na Assembleia Geral de Accionistas, no próximo mês.
Fonte: Notícias