O Grupo de teatro M´beu resolveu atender um novo alvo, geralmente pouco servido no panorama teatral nacional: o infantil. Assim, os petizes vêm assistindo, desde a última semana de Junho, em Maputo, a peça “N´wampfundla- O Coelho Preguiçoso.”
A peça convida o público a fazer uma viagem ao universo infantil, onde o palco é transformado na casa do “vovô Zeca,” o contador de fascinantes histórias baseadas na realidade oral nacional. É nesta base que as crianças, as que são encarnadas pelos actores em palco, quebram a monotonia das habituais brincadeiras para partilharem lições de vida por detrás das fábulas moçambicanas.
A peça está inserida no projecto “N´wamfundla – Teatro para Crianças” que tem como principal objectivo a produção de momentos teatrais para crianças, que exploram os contos tradicionais moçambicanos. A estratégia visa resgatar a tradição oral e a preservação de traços importantes da identidade cultural.
Por outro lado cria-se, com o projecto, o gosto pelas artes nas crianças, especialmente o teatro.
Segundo Isabel Jorge, actriz e produtora do grupo M´beu, a opção pelo teatro para a Infância vem à tona devido à lacuna existente no meio das artes cénicas nacionais, onde se privilegia os adultos como alvo. O espectáculo, com direito a temporada no Teatro Avenida, é também levada para as escolas.