Decorreu na tarde da passada 6ª feira passada, dia 9 de Agosto, a cerimónia de assinatura de um Protocolo Financeiro e de Cooperação entre o BCI e o Ministério da Saúde, que visa aprofundar o relacionamento entre as duas Instituições.
A cerimónia decorreu nas instalações do Ministério da Saúde, em Maputo, tendo o Protocolo sido rubricado pelo Dr. Paulo Sousa, Presidente da Comissão Executiva do BCI, e pelo Dr. Martinho Dgedge, Director Nacional de Recursos Humanos do Ministério da Saúde, em acto presenciado por diversos Quadros superiores de ambas as instituições.
O acordo em presença vem conferir um novo dinamismo ao bom relacionamento comercial e institucional existente há longa data, abrindo novas perspectivas de aprofundamento, decorrentes da dinâmica do mercado e das necessidades específicas do Ministério da Saúde e seus Órgãos, Instituições e funcionários em todo o país.
Com a assinatura deste Protocolo, o BCI predispõe-se a proporcionar benefícios e condições preferenciais a todos os funcionários ligados ao Ministério da Saúde, nomeadamente vantagens especiais no acesso à diversidade dos serviços do BCI.
Entre esses benefícios, destacam-se o facilidade de crédito de curto prazo designado por “Limite de Crédito Ordenado” às contas à ordem dos funcionários; crédito à habitação, aquisição, construção e obras, com condições preferências e atendimento especializado; Crédito ao Consumo; Leasing mobiliário e imobiliário; Meios de Pagamento, acesso a cartões de débito, Cartão “Visa” de débito e de crédito, que permite o levantamento de numerário em qualquer parte do mundo, através da rede de ATM VISA; e Serviços Electrónicos, através de uma vasta gama de operações rápidas e segura, nomeadamente, transferências interbancárias, pagamentos de serviços, consultas de extractos de conta, conversão de moeda, entre outros.
Intervindo na ocasião, o PCE do BCI recordou que o envolvimento da instituição que dirige com o MISAU, para além de relações institucionais e comerciais tem sido um facto recorrente nos últimos anos, no quadro da operacionalização de várias iniciativas de Responsabilidade Social que conduziram ao apetrechamento e à doação de mantimentos a diversas unidades sanitárias dispersas pelo país.
Por sua vez, o Director Nacional de Recursos Humanos do MISAU enalteceu a parceria e os benefícios que o mesmo proporcionará, sublinhando o seu alinhamento com um dos objectivos principais do Plano de Actividades daquele Ministério- o de melhoramento das condições de vida dos seus Funcionários.