Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Maputo conta com plano director para mobilidade e transporte

O Conselho Municipal da Cidade de Maputo lançou o plano director de mobilidade e transporte para a área metropolitana de Maputo. Trata-se de um plano que prevê três projectos estruturantes como possíveis soluções para a resolução dos problemas de tráfego e transporte de passageiros que caracterizam as cidades de Maputo, Matola, Boane e Marracuene.

No global, o plano está orçado em cerca de 5,5 biliões de dólares e prevê-se que seja implementado de forma faseada. Ou seja, terá uma duração de 22 anos a contar a partir do presente ano, sendo que só estará completo em 2035.

Assim, o primeiro projecto, orçado em 57 milhões, consistirá na realização de um estudo de viabilidade para a gestão de trânsito e tornar a cidade mais conveniente, segura, livre de congestionamento e com uma infraestrutura rodoviária sustentável.

O segundo projecto, avaliado em 180 milhões de dólares, almeja a construção de um corredor exclusivo para o transporte público urbano, com extensão de 30 km de estrada. Este inclui a aquisição de autocarros apropriados, com o sistema de bilheteira electrónica acoplada aos autocarros e estações de paragens e terminais.

O terceiro projecto preconiza a construção duma linha de metro de superfície entre as cidades de Maputo e Matola, com linhas alimentadoras nas zonas de Machava, Matola-gare e Boane, numa extensão de 35 Km.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 13 de Agosto de 2013 by in Moçambique.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos