O governo moçambicano acaba de aprovar uma estratégia que visa promover o desenvolvimento do sector financeiro, tornando-o sólido, diversificado, competitivo e inclusivo. A Estratégia para o Desenvolvimento do Sector Financeiro em Moçambique (EDSFM) cobre o período 2013/2022 e tem como horizonte o aumento da oferta aos cidadãos e empresas, particularmente as PMEs (Pequenas e Médias Empresas), do crédito e diversificados produtos financeiros, a preços acessíveis.
Segundo o ministro das Finanças, Manuel Chang, a estratégia consolida as recomendações de diversos estudos de diagnóstico com vista ao melhoramento, fortalecimento, ampliação e aprofundamento do sector financeiro, nos próximos 10 anos. Neste momento, apenas 20% da população tem acesso aos serviços financeiros em Moçambique.
Durante a implementação da EDSFM, o Governo irá continuar a intervir no apoio à expansão do acesso aos serviços de apoio, alargamento e aprofundamento do sector privado na prestação de serviços financeiros, promovendo um clima que facilite investimentos privados no sector financeiro, estimule instrumentos “joint venture” e de prestação de serviços financeiros auxiliares às zonas rurais e camadas da população sem acesso a estes serviços.