Agricultores e pescadores moçambicanos vão passar a usar uma aplicação informática que fornece previsões meteorológicas através de telefone móvel, via SMS, anunciou o ministro da Ciência e Tecnologia de Moçambique, Louis Pelembe.
A aplicação foi introduzida recentemente pelo projeto Maputo Living Lab (MLL), um laboratório que desenvolve aplicações informáticas, cuja operacionalização conta com apoio de estudantes universitários.
Falando no fim de semana na cerimónia de encerramento do 3.º evento das "Escolas de Verão", do projeto MML, Louis Pelembe indicou que pelo menos 10 por cento dos 50 estudantes, estão a fazer estágios profissionais de seis meses em empresas de desenvolvimento de ‘software’, na Itália.
Citado pela Agência de Informação de Moçambique, Misério Clemente, um dos estagiários, explicou que "a ferramenta vai atualizar o tipo de cultura que o agricultor deve lançar ao solo, através de um simples SMS".
O protótipo será brevemente testado pelo Instituto Nacional de Meteorologia e pelo Instituto Nacional de Gestão de Calamidades de Moçambique.
In Noticias ao Minuto