Dados recentemente divulgados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística) indicam um crescimento do PIB de 6.6 por cento no primeiro semestre do ano em curso.
Em termos trimestrais, considerando dados não sazonalmente ajustados, a expansão do PIB acelerou de 4.3% no primeiro trimestre para 8.7% no segundo trimestre. Esta expansão deveu-se essencialmente a um forte crescimento do sector primário, de 10.4% a/a que representa 32.9% do PIB, na sequencia da forte expansão dos sectores mineiro e agrícola, de 33% e 9.5%, respectivamente.
O sector terciário que representa 44.3% do PIB cresceu 8.6%, impulsionado pelos serviços financeiros que expandiram 19.8%, transportes 15.5%, e comércio 6.6%, compensando a fraca expansão do sector secundário de 0.5%, um sector que representa 16.6% do PIB e continua negativamente afectado pela contracção de 5.4% no sector da electricidade e
água, e um fraco desempenho do sector da manufactura de 0.6%, compensado pelo sector da construção, que expandiu 8.6%.
O PES (Plano Económico e Social) prevê para 2014, uma aceleração do PIB para 8% no próximo ano, após uma previsão de 7% para este ano, mantendo Moçambique entre as economias que mais cresce no mundo.