O Clube de Desporto Tubarões de Maputo sagrou-se vencedor do Campeonato da Cidade – Verão 2013, em Natação, cuja final se realizou, domingo último, na piscina Raimundo Franisse, na capital do País.
Com o apoio da mcel-Moçambique Celular, o maior patrocinador do desporto no País, o campeonato foi promovido pela Associação de Natação da Cidade de Maputo, ANCM, e decorreu de 13 a 15 de Dezembro, movimentando um total de 230 atletas de diferentes escalões, designadamente, pré-iniciados, iniciados, infantis, juvenis, júniores e séniores.
O torneio envolveu nadadores masculinos e femininos de cinco clubes, nomeadamente, Ferroviário de Maputo, Nguenhas Clube de Matendene, Desportivo de Maputo, Golfinhos de Maputo e Tubarões.
Os Tubarões sagraram-se campeões ao arrecadar um total 2.097 pontos. Em segundo lugar, ficou o Clube de Natação Golfinhos de Maputo, com 1.924 pontos. O Clube Ferroviário de Maputo ocupou o terceiro lugar, ao somar 789 pontos. A quarta e quinta posição foi respectivamente ocupada pelo Grupo Desportivo de Maputo, com 432 pontos e o Nguenhas Clube de Matendene, com 98 pontos.
No total, durante a competição foram somados 5.340 pontos e foram entregues 1.500 medalhas aos atletas participantes na competição.
Páscoa Buque, presidente da Associação de Natação da Cidade de Maputo, interpelada no local, disse que o Campeonato da Cidade Verão 2013 foi “excelente”, na medida em que, segundo ela, mais uma vez foi bastante renhido e competitivo e decorreu num ambiente de “muita energia, alegria e festa, que é uma caractéristica típica aa estas alturas do ano”.
“Um outro factor marcante neste Campeonato foi o esforço e determinação demonstrados ao longo da competição por cada um dos clubes e os respectivos atletas para o melhoramento dos seus tempos na natação, ou seja uma luta incansável em busca da superação das prestações das edições passadas” – referiu Páscoa Buque.
Num outro desenvolvimento a presidente da ANCM enalteceu o apoio que a mcel tem vindo a prestar visando dinamizar a prática da natação e realização dos campeonatos desta modalidade. Páscoa Buque aproveitou a ocasião para convidar as outras empresas que operam no País “a seguirem o exemplo da mcel, no apoio ao desenvolvimento do desporto e cultura nacional”.
Por sua vez, Celeiro Manganhela, um dos nadadores do Clube de Desporto Tubarões de Maputo, afirmou que a vitória alcançada pelo clube resulta de muito trabalho, empenho e esforço conjunto porque “o campeonato contou com equipas bastante fortes, todas elas determinadas a ganharem o troféu”.
Parabens a mcel. Por este evento pois muitos de nos atletas ja estavamos ansiosos para o evento verao amarelo…