Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Vice-ministra visita linhas-férreas afectadas

A vice-ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Joaquim Rebelo visitou, esta sexta – feira, 20 de Janeiro, a linha férrea do Limpopo para se inteirar dos estragos causados pelas chuvas que se abateram sobre a cidade e província de Maputo, na madrugada do dia 16 de Janeiro causando a interrupção da circulação de comboios durante 24 horas.
A interrupção deveu-se ao deslizamento de terra em quatro pontos, sendo dois na cidade de Maputo, concretamente no recinto do porto de Maputo e na zona do Infulene, e dois no distrito da Manhiça.
No porto de Maputo, a força das águas, provenientes da vala de drenagem localizada na praça 16 de Junho, destruiu o muro de vedação e arrastou enormes quantidades de areia para o interior do recinto, o que afectou a estrutura da linha-férrea.
Já no Km 89+600, no distrito da Manhiça, a acção da chuva fez transbordar um dos riachos, tendo danificado uma parte da base que sustenta a linha. Nos restantes pontos, o problema está ligado à erosão, associada à precipitação.
Falando na ocasião, Manuela Rebelo louvou o esforço empreendido pela empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), que procedeu à reparação dos danos em tempo útil, o que permitiu a reabertura da linha à circulação de comboios.
“É claro que foi uma solução provisória. A empresa está a trabalhar no sentido de encontrar uma solução definitiva o mais rápido possível”, disse a governante, que realçou o facto de apenas um dos pontos ter ditado a interrupção da circulação de comboios. “Nos restantes pontos a empresa interveio por uma questão de precaução”, disse a governante chamando à atenção para a tomada de acções preventivas para evitar a ocorrência de episódios do género no futuro.
No final da visita, a vice-ministra dos Transportes e Comunicações lamentou o facto de esta situação ter prejudicado sobremaneira a população, que depende deste meio de transporte para diversos fins. Refira-se que, através da Linha do Limpopo, são transportadas diariamente cerca de duas mil pessoas.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 23 de Janeiro de 2017 by in Moçambique.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos