Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

MISAU e Embaixada dos EUA promovem encontro para fortalecer resposta ao HIV/SIDA

O Ministério da Saúde e a Embaixada dos Estados Unidos da América em Moçambique promoveram um encontro nacional, entre os dias 21 e 23 de Junho, em Maputo, para discutir estratégias de fortalecimento da resposta ao HIV/SIDA.

O encontro reuniu equipas técnicas de nível central e provincial do Ministério da Saúde (MISAU) e do Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA (CNCS), do Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio do SIDA (PEPFAR), e de vários parceiros nacionais e internacionais envolvidos na resposta à epidemia.

Contando com mais de 200 participantes, a reunião criou uma oportunidade para o fortalecimento das acções de planificação, colaboração e comunicação entre os diferentes intervenientes institucionais, permitindo uma análise situacional dos vários mecanismos clínicos e comunitários existentes para o controlo da epidemia e a definição de estratégias que aumentem o seu impacto.

Observando o trajecto de sucesso registado ao longo das duas últimas décadas na resposta nacional, e que se traduz numa crescente disponibilidade de serviços de prevenção e de cuidados e tratamento do HIV em todo o país, os participantes apresentaram novas propostas para o reforço das acções em curso considerando os resultados preliminares do Inquérito de Indicadores de Imunização, Malária e HIV/SIDA em Moçambique (IMASIDA), recentemente divulgados.

Os dados preliminares do IMASIDA estimam um aumento da prevalência do HIV entre a população adulta (15-49 anos) para 13,2%, uma diferença de cerca de 1,7 pontos percentuais relativamente ao Inquérito Nacional de Prevalência, Riscos Comportamentais e Informação sobre o HIV/SIDA em Moçambique (INSIDA), realizado em 2009.

Embora os resultados finais do IMASIDA não estejam ainda disponíveis, os seus dados epidemiológicos preliminares permitem já orientar novas estratégias clínicas e comunitárias, sendo consensual a necessidade de continuar a expandir os serviços de prevenção de nível comportamental e biomédico. Por outro lado, é também recomendada a crescente disponibilidade de serviços de cuidados e tratamento do HIV, que beneficiam já mais de 900 mil pessoas em todo o país. Para melhor alçancar grupos populacionais específicos, como crianças, adolescentes e jovens e homens adultos, abordagens inovadoras foram tambem discutidas para melhorar o seu acesso e retenção nos cuidados clínicos.

Durante a reunião, foram também apresentados os resultados semianuais da implementação do Plano Operacional de 2016 (COP16, na sigla em inglês) do PEPFAR para Moçambique, e das actividades previstas para o próximo ano (COP17). Através do PEPFAR, o Governo dos Estados Unidos é o mais importante doador das actividades nacionais de resposta ao HIV/SIDA, tendo o seu apoio ultrapassado os dois mil milhões de dólares desde 2004.

A procura de um uso racional e impactante dos recursos alocados através do COP para melhor servir a população moçambicana tem levado a uma crescente coordenação entre as autoridades de saúde nacionais e a equipa representante do PEPFAR em Moçambique, sendo este encontro um exemplo destes esforços que irá continuar a ser promovido de forma regular.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 23 de Junho de 2017 by in Moçambique.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos