Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

A informação meteorológica eficiente minora os impactos dos fenómenos extremos

A informação meteorológica deve ser providenciada em tempo útil e de uma forma clara e adequada aos usuários, afirmou quarta-feira, 13 de Setembro, em Maputo, o ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, na abertura do 4º Fórum Nacional de Antevisão Climática (FNAC), evento promovido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INAM).

Na sua intervenção, o governante referiu que a previsão climática sazonal reveste-se de capital importância, na medida em que o País continua a registar um aumento na frequência e magnitude de eventos extremos de tempo e clima.

“Refiro-me às cheias, secas, ciclones e tempestades que levam à perda de vidas e aos impactos significativamente negativos em vários sectores-chave para o desenvolvimento do País”, frisou.

Por esta razão, Carlos Mesquita assegurou que o Governo moçambicano considera a meteorologia uma área de vital importância, sobretudo “por esta prover informações indispensáveis para os diversos sectores da economia do País tomarem as medidas necessárias, com vista a minorar os impactos dos fenómenos extremos do tempo e clima”.

“Nesta base, temos estado a trabalhar, afincadamente, na criação de condições para dotar o sector de meteorologia de recursos necessários para o cumprimento integral da sua nobre missão”, garantiu.

Sobre o FNAC, que neste ano reuniu na sua 4ª sessão, o ministro dos Transportes e Comunicações disse tratar-se de uma plataforma fundamental, através da qual são providenciadas informações sobre previsões climáticas e, sobretudo, a projecção da magnitude de eventuais fenómenos naturais extremos.

“Este fórum tem vindo a dar mostras de evolução de ano para ano, no que tange à credibilidade dos prognósticos climáticos disponibilizados, instrumento que serve de base para a preparação e programação prévia eficaz, bem como a elaboração dos planos de contingência que facilitam uma melhor tomada de decisão”, destacou.

Ainda no FNAC, o INAM deu a conhecer a previsão climática sazonal para o período de Outubro de 2017 a Março de 2018, que antevê a ocorrência de chuvas normais em todas as regiões do País.

No mesmo dia, o titular da pasta dos Transportes e Comunicações procedeu ao encerramento do Fórum das TICs-2017 da Organização das Telecomunicações da Commonwealth (CTO), que decorreu, em Maputo, entre os dias 11 e 13 do corrente mês, sob o lema “Nações Digitais, Riqueza Digital”.

Carlos Mesquita disse, na ocasião, ter ficado evidente que a caminhada para o futuro digital é de responsabilidade tanto individual como colectiva, sendo crucial a redução do fosso digital entre os países, bem como contribuir para o aumento do acesso às TICs.

“Juntamente com esta realidade, é também de extrema importância criar um quadro regulatório específico que contribua para o controlo das mudanças criadas”, indicou o governante, acrescentando que “terminamos o fórum certos mais uma vez que a banda larga vai contribuir sobremaneira para o desenvolvimento económico e emponderamento dos cidadãos, o que, naturalmente, implica o desenho de estratégias que permitam o seu uso adequado”.

O Fórum, que reuniu fazedores de políticas, reguladores e líderes da indústria de toda a Commonwealth, examinou os problemas mais actuais nos sectores das TICs, através de debates focados em políticas, regulamentos, tecnologias, operações, investimentos e cooperação multilateral.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 14 de Setembro de 2017 by in Moçambique.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos