Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Formação profissional vai estimular segurança alimentar nos distritos

Jovens baseados nos distritos poderão, a partir de agora, adquirir habilidades para o auto-emprego ou preparar-se para concorrer noutros níveis por mais e melhores empregos.

Para o efeito, foi celebrado um memorando de entendimento entre o ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS) e uma missão de alto nível da Fundação Big Win, apoiada pela Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC).

Este tipo de formação profissional vai contribuir para o aumento dos níveis de segurança alimentar no País. Pretende-se que a partir das unidades móveis, as chamadas “Escolas que andam”, sejam ministrados cursos virados para a segurança alimentar, como agro-processamento e segurança nutricional. No âmbito desta iniciativa, será dado enfoque à agricultura, através da produção de bens alimentares que contribuam para a melhoria da componente de saúde nutricional.

Na ocasião, a titular da pasta do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, referiu que o Plano Quinquenal do Governo 2015/2019 preconiza a criação de 1.5 milhão de postos de emprego no país: “A iniciativa da Big Win vem ao encontro das prioridades elencadas pelo Governo nas áreas de emprego para jovens e nutrição no âmbito da segurança alimentar”.

Para a ministra, sendo o distrito a base e o pólo de desenvolvimento é oportuno juntar sinergias, unidades móveis e a componente da agricultura, para prover mais e melhores empregos para os jovens e melhorar a saúde nutricional.

Vitória Diogo fez saber ainda que o Governo investiu na aquisição de 20 unidades móveis orientadas para as áreas de agro-processamento, serralharia, electricidade e carpintaria.

“No quadro do presente entendimento, pretendemos que a Big Win focalize o seu apoio à área de processamento de frutas, legumes, tubérculos e cereais para melhorar a nutrição e dieta alimentar das comunidades”, disse Vitória Diogo.

Por seu turno, Graça Machel, presidente da FDC, explicou que aquela agremiação está empenhada na busca de oportunidades visando apoiar o País e o Governo, na materialização das prioridades emanadas no seu Programa Quinquenal.

Foi na sequência desse trabalho que, segundo Graça Machel, a FDC foi identificada pela Fundação Big Win Filantropia, pela natureza, abordagem de trabalho e o tipo de actividades que desenvolve, como parceiro estratégico no apoio a Moçambique.

Por sua vez, o director Executivo da Big Win, Muhammad Ali Pate, antigo ministro da Saúde da Nigéria, referiu que a organização, baseada nos Estados Unidos da América, foi fundada em 2015, com o objectivo de identificar oportunidades com potencial nacional ou global para criação de parcerias em vários domínios.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 14 de Setembro de 2017 by in Moçambique.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos