Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

Governos dos Estados Unidos e Moçambique aceleram resposta ao HIV na Zambézia

Moçambique e os Estados Unidos da América oficializaram hoje o lançamento do “Plano de Aceleração da Resposta ao HIV da Zambézia”, que vai contar com um investimento de 15 milhões de dólares para o fortalecimento das infra-estruturas de saúde da província.

A Ministra da Saúde, Nazira Abdula, o Governador da província da Zambézia, Abdul Razak, e o Embaixador dos E.U.A, Dean Pittman, participaram numa cerimónia protocolar e num evento comunitário celebrando o lançamento do programa, que vai ajudar os indivíduos e famílias afectados pelo HIV a acederam a serviços de saúde de grande qualidade para a prevenção e o tratamento da doença.

Desenvolvido conjuntamente pelo Ministério da Saúde, a Direcção Provincial da Saúde da Zambézia e a equipa implementadora do Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio do SIDA (PEPFAR) em Moçambique, a iniciativa responde à actual situação epidemiológica na província, que tem o maior número de pessoas a viver com o HIV (PVHIV) em todo o país, mas a menor cobertura de pacientes em tratamento.

Dados recentes do Ministério da Saúde mostram que, actualmente, em cada 10 PVHIV, apenas quatro estão a receber terapia anti-retroviral na província, pretendendo-se com o plano que este número aumente para sete dentro de dois anos. A melhoria dos indicadores de retenção dos pacientes no tratamento será também uma prioridade a ser observada, tendo em vista o posicionamento da província relativamente às metas 90-90-90 da ONUSIDA, até ao ano de 2020.

O programa de aceleração da Zambézia integra o plano anual conjunto dos governos dos Estados Unidos e de Moçambique financiado através do PEPFAR, e que contará em 2018 com um orçamento de cerca de 400 milhões de dólares.

No caso da província da Zambézia e associado ao programa de aceleração, uma dotação de 15 milhões de dólares será direcionada para a melhoria da rede de infra-estruturas de saúde, com a previsão de construção de três novos armazéns de medicamentos e artigos médicos, e a instalação de cerca de 90 pré-fabricados para salas de consulta, farmácias e laboratórios.

Desde o seu lançamento em Moçambique, no ano de 2004, os investimentos do PEPFAR em Moçambique atingiram o montante de três mil milhões de dólares, tendo como principais resultados a melhoria dos cuidados de saúde prestados no país, e o aumento exponencial do número de pessoas que acedem a serviços de prevenção e tratamento do HIV.

Em Moçambique, o PEPFAR é implementado pela Embaixada dos E.U.A. através dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), do Departamento do Estado e do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, e do Corpo de Paz dos E.U.A.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 14 de Setembro de 2017 by in Moçambique.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos