A Mayamba Editora vai proceder ao Lançamento do livro: «A Guerra na África Austral», no dia 25 de Outubro, às 11h na Faculdade de Ciências Sociais (Rua Ho Chi Minh, Bairro Alvalade), em Luanda. O livro de Miguel Júnior desvenda um segredo guardado até hoje: a África do Sul pensou lançar a bomba atómica preventiva sobre Luanda, e o evento conta com a apresentação do Dr. José Luís Mendonça.
Sobre o livro:
“O Tenente-General Miguel Júnior tem vindo a produzir uma das mais importantes obras da recente historiografia angolana. Ela é notória porque parte da perspectiva de Angola, como um dos mais recentes e pujantes Estados africanos. O autor tem a grande vantagem de, em larga medida, estar a construir a história da sua carreira de vida. Combatente nas lutas da independência desde 1975, acompanhou depois, em funções de crescente responsabilidade, as quase três décadas de luta contra o poder sul-africano, em vários teatros, pelo que ao estudar a estratégia do poderoso vizinho de Angola, fala de algo que marcou o seu percurso de vida.
O General Miguel Júnior chama a atenção para um aspecto particular e original da estratégia total da África do Sul: a criação de um arsenal nuclear limitado. Na altura, tratava-se de um “segredo”, muito cedo detectado pela URSS, EUA e outros poderes. O pensamento sul-africano neste campo era directamente inspirado pela teoria da França quanto ao uso do dissuasor nuclear.
O autor indica que, aquando das negociações de anais dos anos oitenta, a África do Sul dá a entender que poderia, se não houvesse um acordo, utilizar uma arma nuclear contra Luanda. Não era uma ameaça vã. O regime sul-africano possuía, efectivamente, essa capacidade, com seis ogivas nucleares prontas a serem utilizadas.
O Tenente-General Miguel Júnior está de parabéns, não só porque foi um agente neste processo, um dos muitos milhões de angolanos que nele se empenhou de forma apaixonada e total, mas também porque, com a sua obra posterior à paz, nos ajuda a compreender melhor o que se passou e a ter uma visão mais isenta e distanciada da realidade, longe da ideologia e, sobretudo, longe dos preconceitos… uma visão da História.”
António José Telo, Professor Catedrático da Academia Militar de Portugal
In prefácio
Sobre o autor:
Miguel Júnior, Tenente-General das Forças Armadas Angolanas (FAA), é PhD em História pela Atlantic International University e pela Paramount California University (Magna Cum Laude). Fez os cursos de Inter-Armas na Academia Vistrel e de Ciências Históricas na Academia Político-Militar Lenine, na antiga União Soviética, bem como o de Comando e Direcção, no Instituto Superior Militar de Angola, e o de Estratégia e Arte Operativa, na Escola Superior de Guerra de Angola. Tem duas licenciaturas científicas: uma de História pela Universidade Aberta de Portugal e outra de Ciência Política pela California Hill University dos Estados Unidos da América. Também fez um mestrado em História Militar, na Academia Militar/Universidade dos Açores de Portugal, e outro em História, na California University, sendo além disso associado em Educação por esta universidade. Ao longo da sua carreira, desempenhou várias funções.
Neste momento, é chefe da Direcção de Estudos e Investigação Militar do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas e professor de História Militar no Instituto Superior Técnico Militar de Angola (ISTM). É, ainda, autor e co-autor de vários livros e de artigos sobre Defesa, Segurança e História, de que se destacam: O envolvimento das Forças de Defesa da África do Sul no Sudoeste de Angola (1966-1974); O fracasso da Operação Savannah – Angola: 1975; Análise da história geral das Guerras Angolanas (1575-1680) de António de Oliveira de Cadornega; e História Militar de Angola, em co-autoria.
Próximos lançamentos:1. Metodologia de Investigação Científica – A INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, TOMO I (152 páginas)
Autor: Doutor Aníbal Simões
Lançamento: dia 25 de Outubro (Quarta-feira), às 11H00;
Local: Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto (durante o VII Colóquio: 25-27 de Outubro de 2017)
Lançamentos na Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto (UAN), durante as 4ªs Jornadas Técnico-Científicas (30-31 de Outubro de 2017), à marginal de Luanda:
2. MODELOS E METODOLOGIAS PARA GERIR O DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO EM ANGOLA, 254 páginas
Autor: Doutor Joaquim Gimbi
3. Angola no Contexto Financeiro Global
Autor: Alcino Izata da Conceição
4. A Economia de Angola nos espaços Austrais,
Autoria: Doutor. Jonuel Gonçalves;
5. Manual de Estudo sobre África,
Autoria: Doutor Jonuel Gonçalves;
6. Cursos de Direito e Profissões Jurídicas. Para orientação nacional dos estudantes de Direito
Autor: Albano Pedro
7. Práticas de Direito Internacional Privado: Conceitos, questionários, exercícios práticos, casos resolvidos e vocabulários latinos de uso corrente em direito internacional privado
Autor: Albano Pedro
8. Direito Internacional Público. Sistema de organização do Estado angolano (Legislação fundamental)
Autor: Albano Pedro