Olá Moçambique

ocupar o tempo com o que se passa em Moçambique

ENH adere ao Clube Empresarial da Gorongosa

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) assinou ontem, em Maputo, um acordo com o Parque Nacional da Gorongosa (PNG), visando a sua adesão ao Clube Empresarial da Gorongosa (CEG), uma iniciativa criada há três anos e que se destina a envolver a comunidade empresarial nacional e estrangeira, a operar em Moçambique, nos esforços de restauração daquela emblemática área de conservação da biodiversidade.

No âmbito deste acordo, a ENH apoiará acções de educação da rapariga, através do Programa “Clubes de Raparigas”, que é parte integrante do rol das iniciativas do Parque Nacional da Gorongosa. Este programa consiste na capacitação de raparigas jovens e adolescentes da zona tampão do PNG para que possam concluir a sua escolaridade com sucesso e tenham oportunidade de proteger a sua infância e saúde e realizarem os seus sonhos no futuro.

De referir que o PNG é uma das mais emblemáticas áreas de conservação de África e do mundo, mas os seus ecossistemas ficaram profundamente afectados pela guerra dos 16 anos terminada em 1992 e posteriormente com acção de caçadores furtivos, tendo ficado grande parte da população de animais reduzida em mais de 90 por cento.

A restauração do PNG é um esforço conjunto entre o Governo de Moçambique e a Fundação Gorongosa Restoration Project, uma organização norte-americana sem fins-lucrativos fundada pelo filantropo americano e conservacionista Greg Carr. As partes assinaram um acordo com a duração de 20 anos para gestão conjunta do Parque no sentido de restaurar o ecossistema, apoiar as comunidades locais no seu desenvolvimento socioeconómico e criar, de forma sustentável, uma indústria turística.

Desde a assinatura deste acordo até então, o projecto já permitiu a reabilitação de equipas anti caça-furtiva, tem estado a contribuir para a formação académica e profissional de jovens Moçambicanos, reconstruiu infra-estruturas do parque, realizou monitorização biológica, reintroduziu herbívoros, como zebras, bois-cavalos, búfalos, elefantes, hipopótamos, entre outros animais.

O projecto construiu ainda infra-estruturas sociais para as comunidades vizinhas, centros de educação e investigação científica, bem como estabeleceu programas de agricultura e de saúde em colaboração com os Governos distritais vizinhos do parque.

No âmbito da assinatura deste acordo de parceria, Omar Mithá, Presidente do Conselho de Administração da ENH, afirmou “O nosso apoio nesse sentido será dirigido para uma acção específica de educação da rapariga, através dos Clubes de Raparigas, porque acreditamos que o sucesso de todos os nossos esforços na conservação da natureza e no desenvolvimento do país reside na educação”, disse Mithá.

No decorrer do acto, o Administrador do PNG, Mateus Mutemba, comentou: “Felicito e agradeço a ENH pela sua decisão de juntar-se ao Clube Empresarial da Gorongosa e pela escolha que fez de apoiar uma área que aborda o desenvolvimento do capital humano, uma das prioridades do Governo de Moçambique, expressa no PQG 2015-19: aumentar a participação da rapariga na escola e reduzir casamentos prematuros. No PNG traduzimos esta visão estratégica no programa de educação das raparigas, um programa extra-curricular que envolve actualmente 17 escolas e um total de 680 raparigas, 34 jovens promotores de leitura e 340 madrinhas todos eles da zona tampão do Parque.

Nos “Clubes de Raparigas”, por via de actividades extra-curriculares as adolescentes podem concentrar-se na leitura, escrita e numeracia, no estudo de ciências naturais (ir em visitas de estudo ao Parque da Gorongosa), participar em actividades recreativas (incluindo a prática do desporto, teatro, canto e dança), aprender sobre segurança pessoal, saúde, nutrição e planeamento familiar. As raparigas têm também contacto com histórias de vida de mulheres bem sucedidas através de livros, filmes e histórias e a oportunidade de conhecer pessoalmente algumas delas”.

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 8 de Novembro de 2017 by in Moçambique.

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 2.523 outros subscritores

Arquivos